Portal agiliza dados do sistema carcerário de SP

0
2

O sistema carcerário do Estado de São Paulo conta, agora, com um portal de informações que interliga todas as unidades prisionais. O projeto teve início em 2003 e foi viabilizado por meio da parceria entre o Instituto Uniemp – Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa e da Funap (Fundação Professor Pedro Manoel Pedro Pimentel). No total, o portal vai contar com nove módulos: administração, presos, servidores, unidades, estatísticas, advogados, cursos para presos, cursos para servidores e saúde.
O objetivo do projeto é aperfeiçoar a gestão penitenciária e reduzir custos. “Com o portal, todas as unidades prisionais terão facilidades em colocar as informações, facilitando assim, o trabalho da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), especialmente no que se refere à coleta de dados para planejamento e para controle. Antes, esses dados eram obtidos por meio de procedimentos não sistemáticos, que não eram morosos e não eram 100% confiáveis”, explica a diretora da FUNAP, Dra. Berenice Maria Gianella. Com o portal, a Funap e SAP terão dados de análise e relatórios muito mais rápidos, suficientes para substituir o censo carcerário. Hoje, a SAP contabiliza 118 unidades no Estado e aproximadamente 124 mil presos.
Para utilizar o portal todos os agentes penitenciários estão recebendo treinamento, fornecido por consultores do Instituto Uniemp. O treinamento é feito com as seis coordenadorias da SAP e, a partir daí, é repassado a todos os funcionários do sistema.
Hoje, o portal está hospedado na intranet do Governo do Estado de São Paulo e é acessado exclusivamente por agentes da administração penitenciária do Estado. No entanto, a partir de abril a população poderá contar com relatórios e algumas informações do sistema penitenciário na Internet, no endereço eletrônico www.gestaopenitenciaria.org.br.