Porto Seguro, Azul Seguros e HDI Seguros são as empresas com as melhores médias de NPS do segmento, e alcançaram a nota 70,4, 59,2 e 58,6, respectivamente. Esse resultado surgiu de sondagem realizada pela SoluCX, especializada em pesquisas de satisfação e Net Promoter Score, apontando quais as seguradoras mais bem avaliadas pelos consumidores.
No levantamento, os consumidores também puderam avaliar com “Likes & Dislikes” as principais características do setor de seguros. E o destaque ficou para “Qualidade no Atendimento”, com 88,6% de reações positivas, seguido de de “Corretores de Seguros” (86%), e “Facilidade na Cotação e Renovação” (85,6%), “Canais de Atendimento/Canais Digitais” (84,7%) e “Cobertura do Plano” (85,1%). Já no quesito rejeição, o “Custo-benefício” foi apontado por 26% dos respondentes como o item mais mal avaliado. Entre os detratores, essa rejeição sobe para 69%.
De acordo com Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, o início do ano é um período em que as pessoas planejam as finanças, o que normalmente leva à redução de custo em algumas áreas. “Por isso, nessa hora, é preciso se diferenciar para não depender somente de preço. A métrica NPS pode ser um grande aliado. Marcas que sabem qual é o seu NPS e ouviram os clientes ao longo do ano, podem identificar o seu poder de recomendação no mercado, Isso significa que, estar presente de forma positiva na percepção de um cliente que busca uma renovação ou mesmo um novo cliente que busca ser conquistado, pode ser um diferencial nesse momento”.
Para calcular a média de Net Promoter Score (NPS) é preciso se orientar por uma simples pergunta: “em uma nota de 0 a 10, quanto você recomendaria esse serviço para um amigo?”. A análise permite que o respondente avalie os serviços prestados pela empresa e, com base nesse termômetro, a empresa consegue fazer uma separação entre clientes promotores, neutros e detratores da marca. Seguindo o ranking de avaliações, em quarto lugar ficou a Liberty Seguros, com nota média de 56,4, seguido de Tokio Marine (55,7), Allianz Seguros (54,3) e Mapfre Seguros (51,3).
Outro insight considerado relevante: os respondentes puderam apontar com quais marcas já tiveram experiência. A mais popular seguiu o ranking de NPS, consagrando a Porto Seguro em primeiro lugar, com 57,2% das menções, seguida de Bradesco Seguros (47,9%), Itaú Seguros (33,1%), Azul Seguros (29,2%), Mapfre Seguros (29%), Allianz Seguros (28,8%), Caixa Seguradora (24,8%) e Seguros Unimed (21,8%).A SoluCX levou em consideração a opinião de 2.225 pessoas na cidade de São Paulo, entre 2020 e 2021, sobre os serviços de 16 marcas com atuação na maior capital do país. O relatório completo pode ser acessado pelo llink https://solucx.com.br/benchmark-nps-seguradoras/