Porto Seguro reestrutura plataforma de fidelidade

Baseada na lógica de coalizão, solução provê engajamento mais eficiente otimização dos investimentos

0
31
Felipe Milagres, diretor de Clientes e Digital da Porto Seguro
Felipe Milagres, diretor de Clientes e Digital da Porto Seguro

A Vertem anuncia a recente parceria da LTM, uma das empresas do grupo, com a Porto Seguro para reformulação do programa de fidelidade. A mudança busca entregar mais valor aos clientes dos cartões de crédito Porto Seguro, corretores de seguros e prestadores de serviços por meio do modelo ecossistema e coalizão de recompensas. Com a aliança, a LTM é a responsável pela plataforma digital integrada, e pelo marketplace, no qual os participantes podem resgatar os prêmios e conquistar mais benefícios. Batizado de PortoPlus, o projeto entrou em vigor há pouco mais de três meses.

O CEO da LTM, Raphael Mello, explica que antes, a Porto Seguro apresentava seis diferentes iniciativas de fidelidade e incentivo para diversos públicos. “Em nossa análise, identificamos a oportunidade de construir uma plataforma mais abrangente, com visão unificada do cliente e independente do serviço ou produto contratado; que, ao mesmo tempo, respeitasse as regras de negócio específicas de cada área, além de permitir a colaboração com empresas parceiras”, declara.

Para atingir esses objetivos, engajar mais os clientes, corretores e prestadores de serviço da Porto Seguro e oferecer a eles benefícios mais atrativos, a LTM desenvolveu um sistema inteligente que opera o relacionamento com o usuário identificando seus hábitos de consumo, preferência e necessidades. A ferramenta oferece a mais de 2 milhões de usuários a possibilidade de resgates em produtos e serviços condizentes com seus perfis. “Na plataforma integrada, um corretor de seguros pode ter acesso a mais benefícios ao utilizar o cartão de crédito da seguradora, por exemplo, acumulando mais pontos no PortoPlus. Com isso, por meio da lógica de coalizão, conseguimos oferecer à Porto Seguro dados ricos sobre os hábitos de consumo dos beneficiários, o que, gradativamente, permite que ela ofereça novos serviços e produtos ao longo da jornada de relacionamento com o mesmo, resultando em novos negócios”, completa Mello.

Por meio dessa integração, a seguradora cria uma nova experiência ao usuário, proporcionando visão integrada de seus benefícios. Raphael Mello ressalta ainda que “no cenário atual, em que a tendência de customer centricity (consumidor no centro) se tornou uma realidade de mercado, a solução integrada que apresentamos se mostra como uma ótima viabilizadora de negócios, além de ser de grande utilidade para exploração de novos canais de venda e conexões com novos parceiros”.

O modelo de ecossistema amplia a captação de dados relevantes sobre os hábitos de consumo, para que as empresas possam promover estudos mais assertivos sobre risco, criação de novos produtos, desenvolvimento de parcerias e entender a melhor maneira e o timing correto para abordar o consumidor final. Com a unificação das plataformas, tanto os benefícios quanto os pontos acumulados passam a ser gerenciados de forma única e integrada. “Queremos incentivar a fidelização e conceder aos nossos clientes, corretores e prestadores de serviço uma nova experiência, proporcionando visão integrada de seus pontos e a efetiva utilização em um único lugar, maximizando suas recompensas”, diz Felipe Milagres, diretor de Clientes e Digital da Porto Seguro.

No desenvolvimento dessa estratégia, as empresas do grupo Vertem trabalham em conjunto com a Porto Seguro em formato de squads para fazer a evolução do programa e intensificar o relacionamento com os participantes. O projeto foi estruturado em cinco meses com base no modelo ágil e conta com equipes tanto da seguradora quanto da holding de ecossistemas em todas as frentes de negócio. Além disso, toda a operação foi gerenciada por um time multidisciplinar, que garante melhorias contínuas para o programa.