Qual o tema mais importante para TI?

0
12

A E-Consulting analisou 622 respostas de profissionais ligados à área de Tecnologia da Informação no Brasil, principalmente em cargos de gerência e diretoria (39%), mas também de profissionais de desenvolvimento (38%) e usuários (23%). As respostas foram coletadas por questionário pelo telefone e via e-mail e também suportadas por enquetes na web. Segundo o estudo, 32,63% de todo contingente apontam o tema inclusão empresarial de micro, pequenas e médias empresas, como o mais importante para ser abordado pelo governo na política pública da tecnologia da informação e comunicação.
Com 6,32% de diferença do primeiro item, ou seja, 26,31% das respostas indicam como tema mais importante em TI a inclusão digital – do indivíduo, do cidadão. A criação de empresas nacionais de tecnologia fortes e competitivas fica com a terceira colocação na pesquisa, com 20% das respostas. Logo abaixo, com uma diferença de 3,16%, os profissionais apontam os mecanismos de exportação de tecnologia, ou seja, a idéia de transformar o Brasil em pólo exportador, somando 16,84%. O restante das respostas sobre o tema proposto indica a massificação do governo eletrônico, ou seja, 4,21% dos entrevistados.
Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da e-consulting, avalia o resultado dizendo que “parece razoável, para um contingente de profissionais ligados à TI, que a inclusão de micro, pequenas e até médias empresas – e, portanto, de mais pessoas, por decorrência – seja o tema mais sensível. Este país precisa digitalizar suas relações para diminuir o custo Brasil, ganhar eficiência e rapidez e ter nas TICs um suporte ao crescimento projetado. Em outras palavras, o setor está pedindo para que as grandes empresas e o governo ajudem a inserir as micro e pequenas. E isso é bom para elas, que não jogam ping-pong sozinhas, quando investem em TI”, afirma.