A Rexam, fabricantes de embalagens e latas para bebidas, acaba de implementar a plataforma Ultimus BPM Suite para automatizar mais de 15 processos. O objetivo da empresa é que todos os processos estejam automatizados em menos de um ano.
Mesmo com todas as atividades de manufaturas gerenciadas por um aplicativo de gestão, a companhia percebeu que o sistema ERP não poderia ser a plataforma para todas as necessidades. Isto porque a tecnologia não é compatível com o elemento humano. “Com o software tradicional, é importante que cada pessoa faça a sua parte ou o projeto falha. O BPM, por outro lado, garante que todos façam parte do processo e também sejam responsáveis por ele”, afirma Marcelo Ramires, gerente corporativo de TI da Rexam.
Pensando nisso, a fabricante escolheu a Ultimus, fornecedora de software e serviços de BPM (Business Process Management) e automação de workflow, para implementar a plataforma compatível com a tecnologia e o pessoal da organização. A automação começou por processo simples, mas de grande visibilidade: despesas de viagens, usado por mais de 40% da organização, o que foi uma boa maneira de fazer com que a organização aceitasse o BPM logo no início. Como resultado, o processamento de despesas de viagens, antes incompatíveis, foi transformado em um processo automatizado. Ao mesmo tempo, a Rexam pôde atualizá-lo e melhorá-lo com a participação do pessoal nas mudanças sem a interrupção do fluxo de trabalho.
Com o sucesso do processo de despesas de viagens, a Rexam implementou o Controle de Divergências. Seis meses atrás, 90% das faturas recebidas eram divergentes do Pedido de Compra. Além disso, a correção e o controle destas divergências com o sistema ERP eram complicadas, já que as alterações nas faturas eram feitas de forma manual.
Com a nova ferramenta, a Rexam pôde fazer uma interação entre o sistema ERP e o usuário para o controle do processo do recebimento de faturas. Quando uma divergência é descoberta, a Ultimus BPM Suite implementa automaticamente um processo que envolve o pessoal necessário para a resolução do problema. Com isso, as diferenças entre faturas e pedidos de compra foram reduzidas para 10%, aumentando a produtividade.