Estudo da GDM aponta as marcas favoritas dos brasileiros em 11 categorias de produtos
Samsung, JBL e Brastemp são as marcas mais reconhecidas pelos consumidores, segundo estudo do GDM, plataforma de avaliação de produtos, que perguntou a brasileiros de diferentes regiões do país quais marcas, em 11 categorias de produtos dos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, eles mais recomendariam a amigos ou colegas. “O ato de recomendar é uma troca de confiança em meio a um cenário saturado de anúncios, especialmente no ambiente online. O consumidor é bombardeado com informações, o que pode deixá-lo confuso ou até desconfiado no momento de escolher uma marca, portanto, as recomendações de pessoas próximas podem ter um peso significativo nesse processo. O ‘boca a boca’ sempre terá sua relevância”, comentou Eduardo Scherer, fundador do GDM.
A sul-coreana Samsung conquistou o primeiro lugar em três segmentos de eletrônicos, além de figurar nas primeiras posições em sete categorias de eletrodomésticos. A empresa detém mais da metade das indicações de compra para Smart TVs, com 53,5%, superando sua conterrânea LG, que alcançou quase um quarto das sugestões dos consumidores. Apesar disso, a LG se destaca na categoria de ar-condicionado, ultrapassando a Samsung com uma diferença de 6%.
Além de sua liderança no mercado de Smart TVs, a Samsung, com seus modelos Galaxy, conquistou 47% das recomendações entre os brasileiros dentro da categoria de smartphones. Sua principal concorrente, a Apple, posiciona-se em segundo lugar com a linha iPhone, atingindo 29% das recomendações dos entrevistados. No segmento de notebooks, a marca sul-coreana quase divide o pódio com a estadunidense Dell, mas lidera com 31,5% das indicações de compra, superando sua concorrente por uma margem de 0,75%.
No mercado de eletrodomésticos as recomendações se diversificam, apontando para uma preferência entre gigantes nacionais. Quando o assunto é Airfryer – a fritadeira que é sucesso absoluto entre os brasileiros – a empresa baiana Mondial lidera a lista, com 33% da preferência. Em seguida, fechando o TOP 3, aparecem as marcas Britânia (14%) e Philips (12,5%).
Em relação à categoria de máquinas de lavar, a marca brasileira que virou bordão na década de 90 continua a preferida no mercado: com 32% das respostas, a Brastemp conquistou o primeiro lugar. Além disso, a marca foi a mais recomendada no segmento de fogões, contabilizando 24% das menções e deixando a Electrolux na vice-liderança, com 23,5% dos votos. A competição entre a Brastemp e a Electrolux continua, mas a segunda se destaca nas recomendações para micro-ondas (26,5%) e aspiradores de pó (25,5%), relegando a Brastemp ao segundo e nono lugar, respectivamente.
Quando o assunto é caixa de som, para 56% dos entrevistados, a marca JBL é considerada a melhor opção em termos de qualidade sonora, detendo mais da metade das recomendações entre os brasileiros. Em seguida, conquistando a prata e o bronze, aparecem as marcas Sony (8%) e Samsung (7%), respectivamente.
Metodologia da pesquisa
Foram entrevistados 400 brasileiros conectados à internet de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais. A pesquisa foi feita por meio de aplicação de questionário estruturado em formato on-line, entre os dias 02 e 03 de maio.