Seminário discute o livre comércio

0
16

O seminário “Tratados de Livre Comércio: Ameaças ou Oportunidades” , acontece no próximo dia 24 de setembro, sexta-feira, na sede da Intelecto Desenvolvimento Empresarial, empresa coligada à Marcondes Advogados Associados, que promove o evento em iniciativa conjunta com o Consulado Geral do Chile em SP e o escritório para Assuntos Econômicos do Chile (ProChile), com a participação dos convidados chilenos Hernán Pitto, da Ernst & Young Chile, e Santiago Montt, presidente e fundador da Montt y Cia do Chile. Também darão palestra o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e Inglaterra, Rubens Barbosa, e Ricardo Camargo Mendes, gerente de projetos da Prospectiva Consultoria.
Durante o evento, serão abordadas as experiências Chilena e Brasileira nas negociações, as oportunidades e possíveis ameaças geradas pelos Tratados de Livre Comércio. Os empresários presentes ao seminário conhecerão os resultados de acordos entre o Chile com a Coréia, México, Canadá, Estados Unidos, União Européia e, entre outros países e blocos econômicos mundiais. O diretor da Marcondes Advogados Associados, José Roberto Marcondes, aposta que os temas apresentados no seminário são de suma relevância num momento em que o Brasil discute quais os benefícios e os prejuízos de sua entrada na ALCA – área de Livre Comércio das Américas.
O seminário será aberto às 9 hs pelo embaixador Osvaldo Puccio, que em seguida passará a palavra ao presidente da Marcondes Advogados Associados, José Roberto Marcondes, e para o adido comercial Rigoberto Garcia. Rubens Barbosa vai se apresentar às 9 horas, abordando o tema-título do evento “Tratados de Livre Comércio: Ameaças ou Oportunidade?”. Autor de vários artigos, ensaios e livros, ele acumula experiência também em cargos como o de secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, representante permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), subsecretário Geral de Integração, Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores e coordenador da Seção Brasileira do Grupo Mercosul.
Depois do ex-embaixador será a vez de Hernán Pitto – advogado especialista em fusões e aquisições, operações de comércio exterior e expert do Ministério de Relações Exteriores do Chile em Acordos Comerciais – falar sobre “A Experiência do Chile com os TLC´s” . O outro convidado, Santiago Montt, que se apresentará em seguida abordando o tema “Como Fazer Negócios com a Coréia, União Européia e Estados Unidos desde o Chile”, está à frente de escritório de advocacia especializado em temas diversos como investimentos estrangeiros e direito internacional, com filiais em várias cidades do Chile, Buenos Aires, São Paulo e afiliados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Às 11hs40, Ricardo Camargo Mendes vai falar sobre “Governo e Empresário Diante das Negociações Internacionais no Brasil”, alicerçado na sua experiência como responsável pelo acompanhamento das negociações internacionais do Brasil de diversas empresas do setor agrícola e de serviços.
A cônsul Geral do Chile em São Paulo, Cecília Gallardo, encerrará os trabalhos a partir das 12hs25, confiante em que o Chile pode oferecer significativa contribuição a partir de sua experiência com vários TLC´s, em vigor com países e/ ou blocos econômicos de indiscutível importância no cenário econômico mundial, como a Coréia, México, Canadá, Estados Unidos e União Européia.
SERVIÇO:
Data: Sexta-feira – 24 de setembro de 2004
Horário: 08:30 h às 12:30 h
Local: Intelecto Desenvolvimento Empresarial, da Marcondes Advogados Associados – Av. Paulista, 949 – 9º andar
Incrições gratuitas: ProChile – Tel.: (11) 3251-1578/ 3288-1961/ Fax: 3289-4245/ E-mail: [email protected]