A Gemalto apresentará tecnologia para agregar assinatura ICP Brasil aos smart cards no 5º Certforum – Fórum de Certificação Digital, que acontece em Brasília, entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro.
A empresa mostrará como instituições financeiras podem aproveitar a atual migração dos cartões de tarja magnética para cartões inteligentes EMV (Europay Mastercard Visa) e oferecer rapidez e conveniência na contratação de serviços bancários, além de otimizar e desburocratizar seus processos internos. O objetivo é apresentar os benefícios e impactos de incluir a certificação digital no cartão do banco.
De acordo com Ricardo Pareja, gerente de marketing para o setor financeiro da Gemalto os cartões com chip oferecem aplicações de segurança e capacidade de memória. “Se pensarmos em quanto tempo, dinheiro e pessoal são empregados hoje para gerir a cadeia de assinatura de contratos de prestação de serviços no país, podemos imaginar como a introdução da assinatura digital nos smart cards bancários poderá impactar positivamente”, explica Pareja.
A assinatura digital ou certificado digital faz uso dos conceitos de chave pública e privada e é certificada pelo ICP Brasil – Infra-estrutura de Chaves Públicas do Governo Federal. Para se obter uma assinatura digital é preciso fazer o cadastro junto a uma autoridade de registro (AR), representada por cartórios, bancos, entre outros.
Com cinco anos, o Certiforum reúne empresas, profissionais e órgãos do governo para trocar experiências e realizar negócios na área.