Depois de cinco anos com altas consecutivas, o mercado de smartphones encerou 2015 em baixa na comparação com 2014. Segundo o estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q4, realizado pela IDC Brasil, foram vendidos pouco mais de 47 milhões de celulares inteligentes entre janeiro e dezembro, queda de 13,4% na comparação com o ano anterior, quando o país chegou à marca de 54.5 milhões de aparelhos vendidos. Ainda de acordo com o levantamento, os feature phones encerraram o ano em queda de 74%, com 4,2 milhões de unidades comercializadas.
“Foi um ano muito difícil para a economia e até o mercado de smartphones, que apresentava taxas de crescimento positivas nos anos anteriores, acabou impactado, principalmente por conta da alta do dólar. Mesmo com alguns fabricantes nacionais apostando no mercado de celulares, os insumos são importados e, ao longo do ano, foi necessário fazer de três a quatro repasses nos preços dos aparelhos”, conta Leonardo Munin, analista de pesquisa da IDC Brasil.
Embora as vendas tenham sido menores, a receita apresentou crescimento de 1,2%, na comparação com 2014, ajudada pela alta de 17% no ticket médio, que passou de R$ 750, em 2014, para R$ 880 em 2015. “Os anos de 2013 e 2014 foram marcados pela popularização do smartphones. Em 2015, houve uma mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a investir em celulares mais caros. O aumento na receita foi influenciado por este novo comportamento dos usuários que buscam ter uma segunda experiência com o smartphone, optando por um aparelho mais robusto.”, revela o analista. Para 2016, a IDC prevê uma retração de cerca de 13% do mercado de smartphones, com a venda aproximada de 41 milhões de aparelhos.