Ao reconhecer que a inadimplência não está ligada apenas aos problemas econômico-financeiros dos consumidores e sim a cadastros mal preenchidos e cobranças com uso de métodos antiquados, a Gauss Consultoria, desenvolveu um software para melhorar em até 20% o desempenho dos escritórios de cobrança. O software está em fase de testes e deverá ser lançado dentro de alguma semanas.
Segundo Luiz Marcelo Rizzo, diretor da Gauss Consultoria, o novo programa vai impedir uma ocorrência comum nos dias de hoje: o envio de cobrança de vários credores para o mesmo devedor, por meio de um grande número de cartas. “Vamos categorizar, atualizar e otimizar as informações, para reduzir custos e melhorar a receita”, destaca Rizzo.
Uma das possibilidades do software é identificar o motivo da inadimplência do consumidor. Pelo sistema integrado de informações será possível avaliar melhor o perfil do cliente. “Uma pessoa pode estar em débito com o seguro de um carro, mas pode ter um histórico de nunca ter atrasado a prestação da casa própria”, exemplifica o consultor, explicando que uma boa base de dados faz o sucesso da venda e da cobrança.