De olho no mercado internacional, a Teclan, empresa de softwares para centrais de atendimento e operadoras de telecomunicações, parte para implantação de um sistema de gestão de qualidade. De acordo com Nilson Tadeu Passos, sócio e coordenador da qualidade da Teclan, a iniciativa faz parte de uma política mais ampla, cujo intuito é chegar à excelência de suas soluções, aumentar os níveis de satisfação dos clientes e atender às normas internacionais para exportação. “Com este objetivo, em maio do ano que vem devemos finalizar o processo de certificação ISO 9001/2000”, explica.
Neste sentido, a Teclan implantou procedimentos de qualidade em diversas áreas como o de compra, venda, instalação de produtos, atendimento ao cliente e homologação de novos produtos e versões. Além disso, a empresa constituiu um comitê de garantia da qualidade, composto por todos os sócios e diretores da empresa, que faz avaliações permanentes da eficácia do sistema, analisa e indica eventuais ajustes.
Com a adoção dos primeiros procedimentos, a empresa garantiu benefícios como redução de custos, que já podem ser percebidos na própria estruturação dos processos. A Teclan desenvolveu também mais critérios de homologação de novos produtos, com a adoção de um plano de testes que verifica não-conformidades, workflow para acompanhamento de correções e divulgação dos lançamentos.