A SPSS, empresa de tecnologia de data mining e estatística, está diversificando o seu portfólio de produtos para atender à demanda de soluções de business intelligence, voltadas para a análise de cenários de negócios. Apoiada nesta estratégia, a empresa está lançando uma nova ferramenta com tecnologia OLAP (On-line Analysis Processing), capaz de realizar análises de dados de forma on line, de modo a disseminar informações estratégicas de negócios, em tempo real, para todas as instâncias de decisão da empresa.
Batizado de OLAP Hub, o lançamento é uma solução baseada em web e “zero client” (que dispensa a instalação de software específico nas estações cliente). O OLAP Hub é capaz de interagir com inúmeras fontes de dados estratégicos, como sistemas de gestão integrada (ERP ou Supply-Chain, por exemplo) e de relacionamento com clientes (CRM), para estabelecer cruzamentos lógicos e oferecer diversos tipos de visão do desempenho do negócio.
De acordo com Luciane Bandin, diretora comercial e marketing da SPSS Brasil, o Olap Hub é uma tecnologia que veio para agregar valor às soluções de análises preditivas da empresa.
Com o OLAP Hub, os diretores e gerentes da corporação podem acessar e analisar informações sobre a performance da empresa e compartilhar suas descobertas de forma on line (via web), de modo a aproveitar ou desenvolver novas oportunidades de negócios, tanto para o futuro imediato, quanto para o médio ou longo prazos.
A ferramenta OLAP Hub, que possui interface baseada em Windows, trabalha com o servidor de análise Microsoft SQL Server 2000 Analysis Services, mecanismo de recuperação e análise dinâmica de dados, que roda sobre Windows Server 2000 ou 2003.