A Embelleze, fabricante de produtos de beleza, investiu cerca de R$ 6 milhões na adequação dos processos a fim de garantir um ambiente capaz de suportar o crescimento nos próximos anos. O projeto inclui a substituição do antigo sistema de gestão Datasul pelo SAP Business All in One e a aquisição da solução de gestão de relacionamento com clientes SAP CRM, e Business Objects XI, ambas da SAP, além de adequações na infraestrutura tecnológica e serviços de consultoria, treinamento e implementação.
Segundo Jomar Beltrame, vice-presidente da Embelleze, o acesso imediato a informações detalhadas sobre cada cliente permitido pelo SAP CRM, somado à inteligência de negócios para a tomada de decisões com base no BI foram fundamentais para a escolha das soluções SAP. “São sistemas que nos garantirão expressivos diferenciais em relação à concorrência, não apenas em relação a decisões acertadas, mas principalmente do ponto de vista de fortalecer a relação com os clientes”, reforça.
Ricardo Adolfo, diretor de TI da Embelleze, explica que a injeção de capital em tecnologia ainda inclui sistemas para a adequação dos processos de negócios da companhia a exigências legais, tais como a NF-e e o SPED. “Os produtos da SAP atendem às demandas implicadas na estratégia de crescimento da Embelleze, pois proporcionarão ainda mais agilidade e consistência nos processos comerciais e de distribuição”, afirma.
Com cerca de 50 pessoas, entre funcionários e consultores, diretamente envolvidos, o projeto foi lançado em junho. “Transformamos o lançamento em um grande evento interno com nossos colaboradores”, revela Jomar Beltrame, acrescentando serem esses profissionais a “chave de sucesso do projeto”. As soluções serão implementadas e integradas em aproximadamente oito meses, com o go-live (entrada em produção) do projeto previsto para o primeiro trimestre de 2010. Para ajudar no desenvolvimento e no cumprimento do prazo, a Embelleze conta com o suporte da Complex, integradora parceira da SAP.
Entre os benefícios esperados para o projeto, Ricardo Adolfo destaca itens como tornar mais fácil o processo de expansão, com o aumento do nível de controles internos sem perda de agilidade, redução de custos operacionais, ganho de produtividade, melhor qualidade de produtos e serviços, aperfeiçoamento de processos de gestão e integração de dados. Para completar, o executivo diz que o acesso imediato as informações relevantes e que suportem tomadas de decisões é também um dos principais objetivos do investimento realizado pela companhia. Investimento esse que, segundo Adolfo, a Embelleze espera ter recuperado em dois anos. “Nossa expectativa é que o retorno sobre esse aporte, que envolve desde as licenças e serviços até a aquisição de novos equipamentos, aconteça em 24 meses”, completa Jomar Beltrame.