Especialista em branding e coordenadora de pós-graduação da FGV, Berenice Ring convida profissionais de marketing, estudantes, empresários e demais interessados em refletir sobre o rumo que tomará o mercado. A autora faz isso através de um mergulho em “Tsunami – porque as empresas que surfam esta onda gigante chegam à frente de seus concorrentes”. Nesta obra, ela aborda tendências de comportamento da sociedade frente à internet e oportunidade de negócios para quem quer se antecipar à “onda”.
Com projeto gráfico diferenciado e imagens coloridas em todas as páginas, o livro coleciona diversos cases, como o fenômeno Quick-massage, pensado por quem compreendeu a “onda” de stress vivida nas grandes cidades e propôs as cadeiras de massagem rápida em pontos de grande circulação de pessoas a fim de um relaxamento instantâneo. Berenice também acompanha de perto a chegada da internet e as mudanças provocadas no comportamento do indivíduo e das empresas. Segundo a autora, as redes sociais, por exemplo, mudaram o perfil do consumidor; hoje conectado em tempo integral, para sua decisão de compra confia mais na opinião de amigos e internautas que nem conhece do que na publicidade ou na imprensa.
Através de exemplos, dados de pesquisa e citações de inúmeros especialistas, no livro a autora discute, com linguagem clara, entre outros, o feito de aplicativos como o Waze e entra no mérito da sociedade colaborativa, palavra de ordem nas redes e apps. O sistema de crowdfunding – financiamento coletivo – e os aplicativos de compartilhamento de bikes, carros e até casas ilustram muito bem este novo comportamento.
MENOS É MAIS
As mudanças de comportamento não vieram apenas no âmbito do consumo, mas também no profissional e na vida pessoal. Berenice aponta transformações que vieram para ficar na sociedade e observa o crescimento na importância à criatividade e na valorização do lado direito do cérebro. Segundo a autora, este novo comportamento de compartilhar e colaborar tem mudado a forma da sociedade enxergar o mundo e junto com ele se solidificaram outros que já se observavam, como alimentação saudável, mundo verde e, principalmente, a filosofia do ser é mais do que ter. Este conceito é abraçado por profissionais que dão atenção especial ao fato de vivenciar experiências como viagens a simplesmente adquirir objetos de valor.
Serviço
Tsunami
Autora: Berenice Ring
Páginas: 248
Preço: R$ 84,50