A venda de eletrodomésticos aumentou como nunca no e-commerce. A categoria, que historicamente situava-se entre a 4ª e 5ª posição no ranking de produtos mais vendidos, ganhou mais espaço e alcançou a inédita 2ª colocação em junho de 2009, com 13% de participação em volume transacional. A redução do IPI ocorrida em abril, provavelmente, foi um fator importante que refletiu no desempenho das vendas de eletrodomésticos.
A participação dos sites comparadores de preços foi essencial para impulsionar as vendas desta categoria. De acordo com levantamento feito pela e-bit, 33% das pessoas visitaram lojas virtuais à procura de eletrodomésticos após a redução do IPI (período de Maio e Junho), motivadas por meio de sites de busca ou comparadores de preços.
“Em épocas de crise, como a estamos presenciando, qualquer redução de preços promovida pela indústria, aliada à facilidade e praticidade de comparar preços e recebê-los diretamente em sua residência, pode ser um excelente motivo para estimular as compras pela Internet. Sem considerar o fato de poder pagar em até 12 vezes, o que facilita ainda mais o orçamento familiar”, destaca Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.
Se analisarmos a intenção dos consumidores em comprar eletrodomésticos, por meio de dados extraídos do Retail Monitor, relatório desenvolvido pela e-bit, houve um aumento de 175% nas intenções de compra por uma Secadora de Roupas, comparando-se dois meses antes (Fevereiro e Março) da queda da alíquota e dois meses depois (maio e junho).
Na média, o crescimento na intenção de compras de eletrodomésticos foi de 74% nos dois períodos analisados. Agora, ao excluirmos produtos sazonais, como ar condicionado, ventilador e aquecedor de ambiente, vendidos com maior intensidade em épocas de temperatura mais elevadas ou baixas, a intenção de compras cresceu 41% no mesmo período.