Levantamento da Amcham indica que empresas brasileiras já reconhecem as vantagens do uso do geomarketing para aspectos estratégicos de suas ações de marketing. O geomarketing é uma ferramenta que possibilita a análise de variáveis relevantes para o marketing através da visualização de como o mercado se organiza no espaço através de mapas geográficos.
Uma fatia de 61% dos consultados pela entidade acredita que a ferramenta ajuda a ganhar conhecimento do mercado e, para outros 29%, ela auxilia na promoção direcionada de produtos ou serviços, ou seja, na composição de mix de produtos e definição de formas de divulgação adaptados a cada realidade geográfica.
A percepção entre os consultados é que a adesão ao geomarketing no país tende a aumentar influenciada principalmente por dois fatores: crescimento da concorrência e busca por nichos de mercado (46%); e desenvolvimento de classes com poder de consumo em novas regiões (27%).
Apesar da visão positiva sobre a ferramenta, fica claro na pesquisa da Amcham que boa parte das companhias ainda não realiza investimentos para seu uso, seja para pesquisas de mercado (46%) ou promoção de produtos (59%). Um grupo de 46% afirma que já aplica recursos com esse fim ou pretende fazê-lo até 2012 com vistas a pesquisas de mercado. Outros 37% dizem o mesmo de olho em promoção de produtos.
Para a sondagem, a Amcham ouviu 41 gestores e diretores da área de Marketing e Comunicação que participaram de seu comitê de Marketing, em São Paulo, no dia 21/07.