Yuny investe em startup de realidade aumentada

Parceria envolve desenvolvimento de manuais que serão disponibilizados aos clientes por meio de app móvel

0
2

A Yuny Incorporadora desenvolveu um novo formato de manual do proprietário que permite ao cliente ver, como se fosse em um raio-X, a infraestrutura instalada dentro das paredes do imóvel. A iniciativa é fruto da parceria que a incorporadora firmou com a InBuilt, startup que desenvolve projetos de realidade aumentada para o setor de construção civil. “Investimos para acelerar a InBuilt e também possibilitamos, por meio de colaboração, que a startup utilizasse nossos empreendimentos para desenvolver as funcionalidades que compõem o manual em realidade aumentada. Isso reflete um valor importante que temos na Yuny, que é impulsionar o mercado imobiliário como um todo por meio do compartilhamento de inovações”, comenta Ricardo Araujo, diretor de inovação da Yuny.

O trabalho com a InBuilt vem sendo realizado pelo YunyLab, unidade de negócios responsável pelos projetos de inovação da incorporadora. O desenvolvimento do manual em realidade aumentada nasceu da necessidade de simplificar o acesso dos proprietários às plantas dos imóveis, permitindo que qualquer pessoa consiga facilmente identificar os projetos de hidráulica, elétrica e outras informações estruturais relativas ao empreendimento, como modelos e especificações de cubas e metais instalados no ambiente. “Isso facilita muito a vida de quem precisa fazer uma obra de reforma ou manutenção do imóvel”, explica o arquiteto Felipe Toledo, fundador da InBuilt. “O que fazemos é a transição dos projetos em BIM que a incorporadora já desenvolve para um ambiente de realidade aumentada.”

Para utilizar a ferramenta, o proprietário do imóvel recebe da Yuny um link e um código para baixar o aplicativo móvel da InBuilt. Após instalado, o usuário precisa abrir o programa e direcionar o smartphone ou tablet para o local indicado na tela. Por fim, basta posicionar o dispositivo a 60cm da parede e a estrutura interna vai aparecer. “Usamos ícones e cores diferentes para que o usuário identifique facilmente tubulações de água, esgoto, gás e fiações elétricas”, detalha Toledo. Além da função de realidade aumentada, os usuários também podem fazer o download da íntegra do manual em formato PDF.

O primeiro empreendimento da Yuny a incorporar o manual digital 3D é o West Side, prédio residencial situado na Barra Funda, cujas primeiras unidades já começam a ser entregues em abril de 2021. “Os clientes terão acesso à funcionalidade de realidade aumentada durante cinco anos, tempo de garantia do imóvel. Após esse período, o condomínio tem a opção de continuar com o serviço por meio do pagamento de uma anuidade diretamente ao desenvolvedor”, conclui o diretor da Yuny.