Cara a cara com credor

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No desafio da recuperação de crédito, as empresas estão apostando em diferentes estratégias para chegar até o cliente. No entanto, embora o uso dos novos canais tenha crescido, as feiras e mutirões de crédito continuam sendo uma das principais opções para negociar dividas entre empresas e devedores. Muito se deve ao contato direto que esse modelo permite às empresas. “As empresas que participam do evento constróem um relacionamento diferenciado com os clientes, além de recuperarem as dívidas”, explica Fernando Cosenza, diretor de marketing, inovação e sustentabilidade.
De acordo com Teresa Vernaglia, vice presidente de serviços compartilhados da AES Eletropaulo , esses eventos tratam-se de um canal adicional e diferenciado para a negociação.  Dentre as principais vantagens, ela coloca o ambiente dedicado a realizar negociações, no qual o cliente tem acesso aos principais serviços de crédito, tendo visão total do seu débito no mercado e de como planejar seus pagamentos.  “É importante também que o cliente tenha o conhecimento de que é possível negociar dívidas”, afirma.
Outro beneficio das campanhas é a possibilidade de um atendimento tanto massificado, quanto personalizado. De acordo com Rauélison da Silva Muniz dos Santos, diretor executivo de riscos da Caixa, “eles dão a oportunidade da implantação de uma cultura de estimulo à utilização do crédito de forma consciente com o intuito de favorecer o equilíbrio financeiro dos clientes”. A própria mobilização dos credores em prol dos clientes gera um impacto positivo. “O consumidor se sente mais a vontade em comparecer ao evento do que na própria loja”, explica Paulo Santos, diretor de crédito e cobrança da Via Varejo e enfatiza a vantagem da fidelização do cliente e a forca de recuperação através da mídia espontânea que este modelo atrai, impactando positivamente a operação.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Outra vantagem, segundo Maria Zanforlin, superintendente de serviço ao consumidor da Serasa Experian, é o contato com o consumidor, que acaba se tornando numa oportunidade de educar as pessoas, já que os feirões contam com palestras de educação financeira e permite ao devedor tirar duvidas com as próprias empresas credoras, para não entrar numa situação de inadimplência futura.
A campanha ´Acertando suas Contas´ da Boa Vista também associa a oportunidade de renegociação com educação financeira. “O consumidor é atendido gratuitamente nos eventos por uma equipe especializada, tanto para orientar nos procedimentos de renegociação da dívida, quanto oferecendo orientações sobre orçamento e planejamento financeiro”, afirma Cosenza. O projeto tem como objetivo, segundo o executivo, de contribuir para a construção de um ecossistema sustentável, no qual o consumidor possa construir uma relação de crédito mais saudável e, em contrapartida, para que o crédito possa continuar crescendo de forma equilibrada.
E na sua opinião, qual o principal benefício das feiras de recuperação de crédito? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

Confira as matérias exclusivas do especial:

Crédito consciente

Feiras de negociação trazem atendimento
personalizado e retorno financeiro


Oportunidade do diálogo

Campanhas de recuperação de crédito se
tornam importantes fontes de educação financeira


Acerto de contas

Campanha promovida pela Boa Vista visa
negociar dividas com base em planejamento orçamentário


Uma oportunidade de relacionamento

Além da negociação, AES Eletropaulo faz
dos feirões de crédito um ambiente de aprendizado


Negociação com credibilidade

Campanhas de recuperação de crédito
trazem a fidelidade do cliente e confiabilidade à empresa