Desaceleração na inadimplência

0
2

O índice de inadimplência desacelerou, indicando queda de 5,6% na comparação do primeiro trimestre de 2013, contra o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Boa Vista Serviços. No acumulado de 12 meses, registrou queda de 0,2%. Em comparação ao quarto trimestre de 2012, o registro de inadimplentes registrou recuou de 3,4%. Já o índice de recuperação de crédito teve crescimento de 5%, consideravelmente menor do que os dois anos anteriores.
A tendência é de queda da inadimplência nas variáveis econômicas, segundo os especialistas da Boa Vista. Com o aumento da taxa Selic, os economistas descartam a possibilidade de que os juros caiam, mas também não aumentará para o consumidor, não influenciando, assim, no aumento da inadimplência.
O indicador de falências requeridas registrou crescimento de 5%, em comparação com o mesmo período em 2012. O indicador de títulos protestados teve queda de 7%, comparado ao ano passado.
Além disso, no mês de março, o indicador de movimento do varejo cresceu 0,1% na comparação do mês de março com fevereiro. No primeiro trimestre de 2013 apresentou queda de 1,5% com relação ao último trimestre de 2012 e um avanço de 3,1%, com relação ao primeiro trimestre de 2012.