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O real valor do crédito



Com o crescimento do mercado de crédito e cobrança no Brasil, outros frentes se abrem para quem trabalha nesse setor. Uma delas é o mercado de NPLs, que é a venda de carteira de clientes inadimplentes. Esse foi o tema da palestra magna de Salvatore Milanese, sócio da KPMG Corporate Finance, que abriu o 2º Congresso ClienteSA de Crédito & Cobrança.

 

A apresentação do executivo fez parte do primeiro painel, que teve como tema “Cenários de certezas – Benchmarking internacional”. Milanese traçou um panorama do mercado, além de comentar as oportunidades que se abrem. “Há seis anos, o crédito no Brasil era cerca de 10% do PIB, hoje é mais de 36%. Junto cresce também a inadimplência e é aí que aparecem novos negócios”, comentou.

 

Segundo o executivo, a venda de carteira de crédito é comum desde os anos 80, mas no Brasil só agora com a explosão do mercado é que ganhou força. Atualmente, o crédito com vencimento entre 61 e 360 dias – utilizado na venda de carteira -, gira em torno de 80 bilhões no Sistema Financeiro Nacional, de acordo com o Banco Central. “A expectativa é que as transações de NPLs movimentem 20 bilhões, em 2008. A previsão é muito boa”, afirmou Milanese. Para o executivo, o impacto desse movimento na indústria de cobrança é grande. “Muitas vezes, quem compra essas carteiras não possui a infra-estrutura necessária para realizar a cobrança dos inadimplentes”, ponderou.

 

A primeira mesa de debate do congresso contou também com a participação de Vilnor Grube, diretor da Grube Editorial; Adilson Sil Melhado, presidente da LatinCob – Associação Latino-americana de Empresas de Cobrança; José Roberto Romeu Roque, presidente da Aserc – Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito; João Leme, presidente do Instituto Geoc – Gestão de Excelência Operacional em Cobrança; e Diogo Morales, presidente Sintelmark – Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos.

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