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Pense fora da caixinha!

Com a chegada da tecnologia na vida das pessoas, buscar sempre o melhor, o último lançamento ou a tendência da vez, tornou-se meta. Sempre existe alguma novidade para tornar algo relativamente novo em obsoleto. Com isso, a sociedade acaba exigindo que cada um tenha essa capacidade de se reinventar constantemente, ignorando os desafios que existem por trás dessa tarefa. Afinal, são seres humanos trabalhando para tornar a mudança uma realidade, cada qual com sua particularidade e envolvimento com local de trabalho. Algumas vezes, não caminham no mesmo ritmo, ou não estão entrosados, ou, ainda, buscam objetivos diferentes.  E é para auxiliar nesse caminho, que surgiu a prática do coaching. “Quando implementado na visão estratégica da empresa, o coaching tem o poder de alterar de uma maneira positiva a cultura organizacional, pois leva a autorreflexão”, afirma Douglas Luiz Maliska Pereira, proprietário da Douglas Pereira Coaching & Consultoria.
A partir da sua adoção como método estratégico, o especialista explica que todos os passos são cuidadosamente pensados e a própria visão da empresa é questionada até o ponto em que se entende que é realmente o que é e que, de fato, a empresa busca. “Para os funcionários – em tempos de Geração X, Y, Z – isto pode significar uma empresa mais coesa e coerente com seus propósitos, o que transmite à equipe uma sensação de pertencimento e de honestidade na relação empregador-empregado”, esclarece.
Para os que acreditam que o coaching só pode ser utilizado em empresas de grande porte ou de determinado segmento, Rodrigo Ferreira de Carvalho, diretor de operações do Grupo Nelson Paschoaloto, mostra que esse é um pensamento equivocado. “Hoje não consigo enxergar uma organização sem essa prática. Entendo que ela é vital para que a empresa e os colaboradores estejam em sintonia, buscando sempre os mesmo objetivos. Uma organização nunca chegará ao sucesso sem coaching, pois ele é a base da constituição de relacionamentos sólidos, além do que, é o que vai acelerar o crescimento individual dos profissionais”, aconselha o diretor.
Para Isabel Spindola, escritora e master coach, o melhor caminho para as empresas de cobrança é estabelecer um programa de coaching que envolva desde a alta direção aos executivos principais. “Quando lhe define um propósito para o negócio e envolve seus executivos para a execução, o processo de coaching ajuda a potencializar competências e desenvolver outras, e a empresa se beneficia com o crescimento de todos.”  E por falar em benefícios, ele conta que são inúmeros. “Um programa de coaching possibilita às empresas o desenvolvimento de seus profissionais em todos os níveis e os resultados podem ser mensurados. Os profissionais se beneficiam tanto pessoal como profissionalmente. O coaching promove aprendizado acelerado e com isso permite o amadurecimento da equipe e de seus líderes”, conclui a master coach.
ADOÇÃO
Quanto à implementação da prática, a especialista Tatiana Botta, diretora executiva da Epifania Coaching, alerta que sempre que um líder/empresa/profissional buscar esse tipo de trabalho, deve ter em mente que coaching é um processo de confiança entre os envolvidos. Por isso, buscar um profissional com critério é o primeiro passo. “Consultar experiências e credenciais é fundamental. Também falando em confiança, para que seja bem implementado, esse trabalho deve ser consensual, jamais à revelia dos profissionais que passarão pelo processo. Outro cuidado é explicar os motivos pelos quais a empresa está oferecendo este trabalho. Ainda que seja para corrigir algum comportamento, é preciso que seja feito de forma transparente”, acrescenta.
Observando que confiar nem sempre é fácil – principalmente no mundo corporativo -, José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), ressalta alguns obstáculos a serem superados na adoção. “O desafio é alinhar as expectativas da empresa com as dos colaboradores. Nesse sentido é preciso gerar uma sinergia, onde o profissional sinta-se parte do processo e tenha responsabilidade sobre os resultados alcançados. Muitos profissionais não têm em mente sua missão de vida, nem seus objetivos futuros e criam uma resistência, pois não sabem onde querem chegar. Por isso o Coaching, ajuda a ampliar a visão do profissional alinhado aos objetivos da empresa, para que possam caminhar juntos rumo as metas almejadas e que todos tenham méritos pelos resultados”, aponta o presidente.
O especialista em coaching, PNL – Programação Neuro Linguística, e fundador da Arco 7, Marcelo Cardoso, reforça ainda que O coaching é um trabalho que deve vir de cima para baixo, pois os gestores terão que ser o modelo para uma mudança cultural dentro da empresa. “O maior desafio é o tempo que as empresas precisam se dedicar, pois com os orçamentos cada vez mais apertados as empresas estão correndo contra o relógio. Eu costumo dizer que um tempo investido agora irá agregar excelentes resultados de desempenhos no futuro, como ampliar o desempenho dos negócios, melhora o relacionamento com os clientes e resulta em colaboradores mais comprometidos. Para os colaboradores aumenta a capacidade de gerenciamento de tempo, reduz o nível de estresse do ambiente e melhora o trabalho em equipe”, complementa.
Quanto a novas práticas existentes, Alexander Baer, presidente da Alexander Baer e Associados, explica que “o coaching hoje está na moda e por isso tem aparecido as mais diversas metodologias e promessas com esse nome. Algumas são meras enrolações, mas aquelas que forem sérias e competentes são excelentes. O coaching estratégico, por exemplo, é uma nova metodologia desenvolvida tomando por base o planejamento e gestão estratégica de vida, carreira e da organização. Essa metodologia, série e inúmeras vezes aplicada nas mais diversas empresas, é capaz de trazer benefícios inigualáveis para as empresas e seus colaboradores”, pontua.
Você acredita que o coaching pode ajudar uma empresa? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

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