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Stéfano Santos, diretor comercial da Stoque

Stoque e Falconi anunciam parceria para automação de crédito

A Stoque, empresa que desenvolve soluções de automação inteligente e digitalização de processos e documentos, anunciou a parceria com a consultoria de negócios Falconi visando oferecer ao mercado financeiro uma plataforma de automação de crédito. “O objetivo é transformar toda a parte de empréstimos e financiamentos, que em muitos bancos ainda ocorrem de forma manual, para o modelo digital e automatizado. A proposta é tornar a tomada de crédito mais rápida e transparente para o consumidor, reduzindo custos e sendo mais eficiente para as instituições”, explicou Stéfano Santos, diretor comercial da Stoque.

Na avaliação do executivo, o mercado de crédito sempre foi altamente competitivo e com a entrada de novos players, como bancos digitais, fintechs e instituições fora do setor financeiro que disponibilizam empréstimos, a disputa pelo cliente está cada vez mais acirrada. “No Brasil, a concessão de crédito pelos bancos bateu recorde no primeiro ano da pandemia, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Entre março de 2020 e março de 2021, o sistema financeiro concedeu R$ 4,5 trilhões em recursos para a economia, um crescimento de 6,3% no volume médio, se comparado a 2019”.

Além dos fatores mencionados, no entender de Stéfano, o perfil do consumidor também mudou e as instituições que ainda não se digitalizaram e automatizaram seus processos podem perder competitividade. “O cliente quer, em dois cliques, ter acesso a produtos e respostas rápidas com o banco. Percebemos que muitas agências se digitalizaram da porta para fora, mas ainda têm um BackOffice com oportunidades de melhoria”.

O crescente volume de pedidos de empréstimo acaba refletindo no aumento dos custos operacionais para atender a demanda, analisou o diretor. Ele entende que, “mesmo com a terceirização do serviço, no modelo tradicional de BPO, por exemplo, que é feito de forma manual, parte dos gastos são reduzidos, mas as empresas encontram dificuldades em tornar o processo mais rápido e seguro, mantendo a eficiência. A ideia da Stoque e da Falconi é justamente entregar uma solução pensando na jornada do cliente de ponta a ponta, redesenhando seus processos de forma a melhorar a eficiência, a experiência do usuário final e a lucratividade dos bancos. Além de suportar o crescimento do negócio a longo prazo com uma solução escalável e que pressupõe melhoria contínua em toda a experiência”.

Atualmente, a Stoque já oferece uma plataforma de serviço de automação de esteiras de crédito, desde o pedido do crédito até a formalização do contrato, que utiliza tecnologias como captura cognitiva, reconhecimento facial, RPA e gestão de processos de negócio (BPM). Segundo a companhia, que tem 18 anos de atuação no mercado com mais de 230 clientes na carteira, incluindo grandes bancos do país, a automação inteligente pode reduzir em cerca de 20% os custos operacionais com a formalização de crédito consignado e tornar a análise seis vezes mais rápida do que o modelo tradicional. No crédito imobiliário, a economia com a gestão do processo e fornecedores (BPOs) chega a 70%, sendo que o tempo de análise reduz em até 30%.

Com a Falconi, a Stoque quer ampliar o serviço, pensando de forma estratégica com o cliente a melhor forma de rentabilizar a carteira. “A solução vai contemplar desde grandes bancos a pequenos negócios que oferecem linhas de crédito. É para quem já tem um BPO ou faz internamente o serviço, mas quer melhorar a eficiência e reduzir custos, quem oferece serviços financeiros e quer uma plataforma completa ou para quem não é do setor financeiro, mas quer uma solução ponta a ponta para um tipo de crédito”, explica Rodrigo Chagas de Morais, executivo da Falconi. “Queremos juntar a credibilidade da Falconi em desenvolver estratégias, gestão e melhorias dos processos com a competência da Stoque em tecnologia e digitalização para entregar o melhor ao mercado”, completa.

Mais transparência
Para o consumidor final, a experiência ao pedir um crédito consignado ou solicitar um financiamento para a casa própria ou veículo pode se tornar mais acessível e transparente. Segundo Santos, com a implementação da gestão dos processos e a automação, o cliente lá na ponta acaba tendo mais visibilidade por meios digitais sobre a fase em que está seu pedido, quais são os próximos passos, além de ter acesso a outros produtos que fazem sentido para ele naquele momento.

“A compra de um imóvel ou carro é um momento especial na vida da pessoa e, muitas vezes, o banco não se comunica da melhor forma com seu cliente. É preciso pensar junto com o banco se ele está oferecendo a melhor experiência, se está segmentando de forma correta, se a base de dados fornece informações que permitam aumentar a taxa de conversão e dar o aconselhamento correto para o cliente, incluindo a oferta de outros produtos”, diz Santos.

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