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Vamos à moda antiga?

Se tem uma coisa que nunca foi fácil é cobrar alguém. Em tempos de crise, então é cada vez mais difícil. Mas hoje, com a tecnologia, as coisas ficaram um pouco mais amenas. Até porque é possível verificar quais são os melhores horários e/ou qual o meio de comunicação mais utilizado pelo cliente em débito para realizar a cobrança. E isso facilitou a vida de todos os colaboradores, inclusive os que estão do lado de fora, indo de porta em porta. Apesar de ter criado uma má-fama para o setor de cobrança, esse tipo de atitude se tornou uma estratégia para algumas empresas atingirem suas metas. Ainda mais com novas ferramentas tecnológicas. “O contato direto com o cliente inadimplente traz um grande benefício para os credores e empresas especializadas em recuperação de dívida, ou seja, as informações sócio-econômico-financeira podem ser atualizadas in loco e as empresas passam a contar com detalhes importantes para uma nova análise para concessão de crédito ou renegociação de dívida”, aponta Emílio “Pitico” Vieira Neto, diretor e sócio da Cobrev.
No entanto, um dos grandes desafios é fazer a gestão do grande contingente dos cobradores externos em campo e a otimização do seu trabalho. Diante disso, as tecnologias relativas à mobilidade aparecem como elemento chave para a solução desse problema, segundo Frederico Dias, presidente da Altitude Software para a América Latina. Ele explica que hoje já existem ferramentas capazes de calcular o melhor itinerário para cada dia do agente de campo, apresenta histórico do cliente e da dívida a ser cobrada, além de possibilitar ao supervisor um monitoramento das atividades do agente externo em tempo real. Um exemplo dado pelo executivo é o uso dos chamados agentes móveis, que faz o cruzamento de dados internos com os recolhidos pelos cobradores externos, de forma que estes possam ter acesso ao histórico de dados do cliente que irá visitar.
Para as empresas que ainda tem receio dessa modalidade de cobrança, mas querem economizar de alguma forma e ampliar sua maneira de trabalho, outro método que está em ascensão é o de cobrança remota. Além de muitos funcionários preferirem trabalhar em casa, a opção também pode ser uma solução para as recuperadoras localizadas em cidades que sofrem com o trânsito e greves constantes. Com isso, por mais que a empresa não perceba ao analisar somente em um funcionário, ela irá economizar em coisas basicamente necessárias na infraestrutura da empresa (ar-condicionado, café, vale transporte) em um todo, ressalta Yngrid Azevedo, gerente de soluções da Avaya. “Outro benefício que nós temos observado é que, neste modelo, ele pode estar com toda uma infraestrutura disponível tanto na empresa de cobrança quanto na nuvem”, complementa.
A cobrança presencial pode ser uma realidade? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

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