A aposta no cross marketing



Conhecer bem o cliente para reconhecer suas metas e objetivos. Com essa visão a MarketData, empresa especializada em database marketing e marketing de relacionamento, decidiu reunir seus clientes em uma ação bem sucedida. “O profundo conhecimento que temos das bases de dados deles nos permite identificar oportunidades de ações cruzadas para aquisição e relacionamento com clientes. Isso possibilita que cada empresa tenha um acesso privilegiado aos dados do DBM do parceiro, os quais não estariam disponíveis para aluguel ou compra no mercado de listas”, afirma Marcelo Sousa, diretor de Projetos e Planejamento da agência.

A ação de cross marketing envolveu dois grandes clientes do portfólio da empresa – Magazine Luiza e Renault. A ideia foi buscar uma parceria com foco no cliente final, mas que beneficiasse as duas marcas com retorno financeiro através de promoção e mídia.

O momento escolhido para a ação não poderia ser mais conveniente, o Dia de Ouro, data em que a rede varejista reconhece e recompensa seus melhores clientes. “Trata-se de um dia em que abrimos as lojas exclusivamente para os Clientes Ouro com diversas ações de entretenimento, oportunidades exclusivas de compra, condições especiais de parcelamento, brindes e sorteios de prêmios”, conta Anelise Nascente, diretora de Marketing do Magazine Luiza. Como estratégia para fidelizar seus clientes, o Magazine Luiza realiza o Dia de Ouro desde 2005, neste ano, com 3 edições.  No início de março, ocorreu a última edição da campanha, com o sorteio de dois Renault Sandero 0 km.

Para Anelise, o evento se tornou uma boa oportunidade para parcerias entre a empresa e outras marcas que buscam proporcionar boas experiências aos clientes. “Marcas que tenham afinidade com nossos clientes e com o Magazine Luiza participam desse dia conosco, com o objetivo de proporcionar experiências memoráveis no ponto de venda”, afirma.

Do outro lado da ação, a Renault avalia positivamente a participação na campanha. De acordo com Andrea Costa, gerente de Marketing da montadora, “a divulgação gerada pela exposição de seus automóveis nas lojas participantes somada à toda a comunicação direta que o Magazine Luiza envia, auxiliam na consolidação da marca e na aproximação da mesma com os clientes do Magazine Luiza.”

Os clientes são informados da campanha através de mala direta e telemarketing. E além da ação nacional, são realizadas parcerias locais com profissionais de estética e artistas para que o dia tenha um impacto ainda mais especial para os clientes. “Realizamos pesquisas constantes e verificamos que o Dia de Ouro gera uma grande expectativa nos clientes, que incluem este dia especial na sua ´agenda´ para desfrutar de momentos de lazer e aproveitar boas oportunidades de negócio”, afirma a diretora de Marketing do Magazine Luiza. Como prova do resultado positivo da ação, do total dos clientes Ouro, 98% fizeram sua compra mais recente no Magazine Luiza e 74% afirmam ter vínculo emocional com a marca.

A MarketData avalia que a promoção de ações como essa são o grande diferencial da empresa e que esse tipo de campanha só é viável quando há um grande portfólio de clientes sendo gerenciados simultaneamente e quando há conhecimento aprofundado do negócio dos clientes para que seja possível planejar uma parceria que agregue valor a cada um dos parceiros. “Colocando uma lupa nos números, significa que a nossa forma de selecionar o público-alvo do banco de dados tem sido cada vez mais precisa, cirúrgica. Utilizamos recursos bastante avançados de datamining e de modelagem estatística”, conta o diretor de Projetos e Planejamento da MarketData.

A exposição de automóveis para o público da loja, além da comunicação direta com os clientes, são alguns dos pontos destacados pela Renault. “A importância de ações como essa é muito grande, pois auxiliam a Renault a reduzir algumas barreiras ainda existentes à marca. A possibilidade de aproximarmos nossos produtos destes atuais e futuros clientes da marca é uma grande conquista para a Renault”, afirma Andrea Costa, da montadora.

“Sempre acreditamos no sucesso desta parceria, que entre outras coisas, proporcionou aos nossos clientes a oportunidade de ganhar dois carros zero Km. Com certeza um sonho de consumo”, comemora Anelise. Magazine Luiza, Renault e MarketData já planejam a próxima ação para o Dia de Ouro, que deve contar com novidades das duas marcas. A expectativa é manter a evolução anual de 108% de crescimento da campanha.

“Geralmente, a parceria só vai para frente quando todos saem ganhando. Do lado das empresas, o ganho se dá pela oportunidade de oferecerem/divulgarem seus produtos para uma carteira de clientes diferenciada, contando inclusive com a chancela/testemunhal do parceiro. Já os clientes recebem ofertas especiais, viabilizadas somente pela parceria”, afirma Marcelo Sousa, da MarketData.

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