Vito Chiarella Neto, vice-presidente da área de clientes da Sky, faz questão de ressaltar a importância da área de televendas que, de acordo com ele, é a voz da empresa. Concorrendo pelo segmento de TV por assinatura, Chiarella Neto recebeu a menção especial por ter sido o executivo mais votado no Prêmio Personalidades ClienteSA – Televendas 2009. “Trabalhamos todos os dias pensando em fazer o melhor, seja como profissional ou pessoa. O prêmio vem nos dizer que estamos no caminho certo”, afirma.
O executivo ressalta, ainda, que a premiação trouxe à luz da imprensa os bastidores do setor, não só como a profissão é vista, mas também como a qualidade de serviço é entendida. Graduado em administração e ciências contábeis pela Faculdades Integradas Tibiriçá (Fati), Chiarella Neto possui MBA em marketing pelo Ibmec. Empresas como Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente), Grupo Abril e TVA completam o currículo do vice-presidente.
Raio X
Nome: Vito Chiarella Neto
Empresa: Sky
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: TV por assinatura
Experiência: Abrarec, Grupo Abril e TVA
Formação: Administração e ciências contábeis pela Fati, com MBA em marketing pelo Ibmec
Raio X
Nome: Vito Chiarella Neto
Empresa: Sky
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: TV por assinatura
Experiência: Abrarec, Grupo Abril e TVA
Formação: Administração e ciências contábeis pela Fati, com MBA em marketing pelo Ibmec
O reconhecimento, inclusive dos clientes
Sandra Lucena Souto comemora premiação e fala dos canais aliados ao telemarketing
“Foi uma honra receber esse prêmio e ver que, inclusive, os clientes votaram”, exclama Sandra Lucena Souto, gerente nacional de desenvolvimento de negócios PME da Accor Services Brasil (controladora da Ticket Serviços) enquanto comemora o prêmio de Personalidade ClienteSA – Televendas 2009. A executiva concorreu na categoria Prestadora de serviço.
Sandra Lucena Souto comemora premiação e fala dos canais aliados ao telemarketing
“Foi uma honra receber esse prêmio e ver que, inclusive, os clientes votaram”, exclama Sandra Lucena Souto, gerente nacional de desenvolvimento de negócios PME da Accor Services Brasil (controladora da Ticket Serviços) enquanto comemora o prêmio de Personalidade ClienteSA – Televendas 2009. A executiva concorreu na categoria Prestadora de serviço.
Sandra é formada em ciências econômicas, pós-graduada em tecnologia da informação, especialista em CRM e tem MBA em marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Antes de atuar na área de desenvolvimento de negócios PME, a executiva desenvolveu um canal de vendas e relacionamento, chamado Express, que posicionou o Grupo Accor como especialista em soluções de refeição-convênio para o segmento de PMEs.
A executiva também lançou iniciativas no modelo de Change Management no varejo e na internet. “Acredito muito no mercado de televendas, estamos caminhando para desenvolver mais canais além do face to face. Fazemos um paralelo bem interessante com a web. Hoje não existe apenas telemarketing”, afirma. Mas ressalta que de nada valem os canais se não houver capacitação de pessoas.
Raio X
Nome: Sandra Lucena Souto
Empresa: Ticket Serviços
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Prestadora de serviço
Experiência: Accor Services Brasil e Grupo Remazza
Formação: Ciências econômicas, pós-graduação em tecnologia da informação, especialista em CRM e MBA em marketing pela FIA/USP
Nome: Sandra Lucena Souto
Empresa: Ticket Serviços
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Prestadora de serviço
Experiência: Accor Services Brasil e Grupo Remazza
Formação: Ciências econômicas, pós-graduação em tecnologia da informação, especialista em CRM e MBA em marketing pela FIA/USP
A adoção de uma estratégia de resultados
A estratégia de televendas implementada por André Vasconcellos aumentou a receita da Uol
A estratégia de televendas implementada por André Vasconcellos aumentou a receita da Uol
“Televendas para alavancar resultados”. Com esse lema, André Vasconcellos, diretor de marketing e vendas da Uol, incrementou a receita da empresa e, concorrendo na categoria Internet, angariou o prêmio de Personalidade ClienteSA – Televendas 2009. “Essa premiação é um reconhecimento para os profissionais. Alguns deles estão se dedicando há muito tempo para melhorar as práticas, criar novas políticas, regulamentar e desenvolver o mercado”, comenta.
Segundo Vasconcellos, quanto mais as empresas precisam vender e atingir resultados, mais o televendas se torna um canal essencial e com potencial de crescimento, principalmente se aliado à integração de novas tecnologias. “Vendas e televendas são coisas muito arraigadas no meu DNA”, afirma o executivo, ao falar de sua vida profissional. Vasconcellos possui mais de 18 anos de experiência, iniciou a carreira em publicidade e depois atuou em áreas como comunicação, vendas, CRM e desenvolvimento de produtos em empresas como Credicard, Bankboston, Citibank e Folha de S.Paulo.
Raio X
Nome: André Vasconcellos
Empresa: Uol
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Internet
Experiência: Credicard, Bankboston, Citibank e Folha de S.Paulo
Formação: Publicidade
Nome: André Vasconcellos
Empresa: Uol
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Internet
Experiência: Credicard, Bankboston, Citibank e Folha de S.Paulo
Formação: Publicidade
O reflexo de uma trajetória
Alessandra Hermann Garcia Tosta fala de seu caminho profissional até a premiação
Alessandra Hermann Garcia Tosta fala de seu caminho profissional até a premiação
“Não só o reconhecimento dos profissionais que trabalham na área, mas também um estímulo para o crescimento do setor”, dessa maneira, Alessandra Hermann Garcia Tosta, gerente de televendas e Loja Virtual da Claro, resume o Prêmio Personalidades ClienteSA – Televendas 2009, no qual foi laureada. A executiva concorreu na categoria Telecomunicações. “Fico muito lisonjeada com esse prêmio, acho que é o reflexo do meu trabalho. Vem coroar tudo que já vivi, aprendi e consegui colocar em prática. Divido-o com as pessoas que trabalharam comigo e me ajudaram a crescer”, afirma.
A executiva comenta que o setor de televendas deu largos passos nesses últimos anos, principalmente com as certificações, que passaram a se apresentar como meio oportuno de organizar o setor e prestar serviços de qualidade, a fim de que a prática continue existindo. “Além disso, faz com que o consumidor final respeite o serviço”, completa. Alessandra é formada em marketing, com MBA em administração de empresas pelo Ibmec. A executiva já trabalhou em empresas como Motorola, Brascan, ATL e Oi, sempre na área de televendas e atendimento a clientes.
Raio X
Nome: Alessandra Hermann Garcia Tosta
Empresa: Claro
Personalidade ClienteSA
Televendas 2009: Telecomunicações
Experiência: Motorola, Brascan, ATL e Oi
Formação: Marketing, com MBA em administração de empresas pelo Ibmec
Nome: Alessandra Hermann Garcia Tosta
Empresa: Claro
Personalidade ClienteSA
Televendas 2009: Telecomunicações
Experiência: Motorola, Brascan, ATL e Oi
Formação: Marketing, com MBA em administração de empresas pelo Ibmec
O desafio de entender o cliente, com sucesso
Para Claudia Garbin, mercado busca profissionais que entendam as necessidades do cliente
Para Claudia Garbin, mercado busca profissionais que entendam as necessidades do cliente
Quando começou a carreira, há 20 anos, Claudia Garbin, diretora de atendimento da Contax, não esperava tamanho reconhecimento por parte de clientes e funcionários como o que teve com o Prêmio Personalidades ClienteSA – Televendas 2009. “Tive a oportunidade de saborear três momentos diferentes: o primeiro, na indicação do meu nome; o segundo, no recebimento dos comentários de pessoas que, de alguma forma, já passaram ou ainda estão presentes na minha vida profissional; e o terceiro, na entrega do prêmio”, diz Claudia, que concorreu na categoria Callcenter.
De acordo com Claudia, a criação de um prêmio voltado para a área de televendas é importante pela visibilidade que dá ao trabalho realizado por profissionais que estão, cada dia mais, preparados e qualificados para entender o negócio dos clientes de diversos segmentos. Claudia afirma que a atividade de vendas evoluiu muito nos últimos anos e o mercado requer muito mais do que vendedores, precisa de pessoas que entendam as necessidades atuais dos clientes e encarem a profissão com seriedade. “O prêmio de Televendas acaba sendo uma vitrine para as ações vencedoras das empresas e para os profissionais de destaque”, completa. Claudia é formada pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo (PUC) e tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC). Já fez parte das equipes do Citibank, Quatro A e Credicard.
Raio X
Nome: Claudia Garbin
Empresa: Contax
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Callcenter
Experiência: Citibank, Quatro A e Credicard
Formação: Graduada pela PUC, com MBA Executivo pela FDC
Nome: Claudia Garbin
Empresa: Contax
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Callcenter
Experiência: Citibank, Quatro A e Credicard
Formação: Graduada pela PUC, com MBA Executivo pela FDC
O momento do coroamente profissional
Cleber Morais comemora prêmio mas atribui ao crescimento do setor
Cleber Morais comemora prêmio mas atribui ao crescimento do setor
Para Cleber Morais, presidente da Avaya, receber o Prêmio Personalidades ClienteSA – Televendas 2009 é motivo de muito orgulho, sobretudo pelo amadurecimento do setor que, de acordo com o executivo, está em linha crescente tanto de profissionalismo, quanto de qualidade, especialmente quando se trata da expectativa do cliente. “O prêmio representa muito para o setor. Precisamos desse tipo de iniciativa para profissionalizarmos o mercado. Essa é a palavra, profissionalização”, acrescenta.
Com 20 anos de experiência na direção de grandes corporações, Morais passou por empresas como Sun Microsystems do Brasil e IBM Brasil. O executivo é formado em engenharia eletrônica, pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e participou de diversos treinamentos nas áreas de vendas, construção de relacionamentos e liderança, com certificações da Columbia Business School, Universidade da Pensilvânia, Harvard Business School, curso Building and Sustaining Competitive Advantage e Fundação Getulio Vargas (FGV). É também membro ativo da Câmara Americana de Comércio (Amcham) e do Instituto Brasil para Convergência Digital (Ibcd).
Raio X
Nome: Cleber Morais
Empresa: Avaya Brasil
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Tecnologia
Experiência: Sun Microsystems do Brasil e IBM Brasil
Formação: Engenharia eletrônica e treinamentos nas áreas de vendas, construção de relacionamentos e liderança, com certificações da Columbia Business School, Universidade da Pensilvânia, Harvard Business School, curso Building and Sustaining Competitive Advantage e Fundação Getulio Vargas
Nome: Cleber Morais
Empresa: Avaya Brasil
Personalidade ClienteSA Televendas 2009: Tecnologia
Experiência: Sun Microsystems do Brasil e IBM Brasil
Formação: Engenharia eletrônica e treinamentos nas áreas de vendas, construção de relacionamentos e liderança, com certificações da Columbia Business School, Universidade da Pensilvânia, Harvard Business School, curso Building and Sustaining Competitive Advantage e Fundação Getulio Vargas