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O sistema de informação da empresa, de acordo com Rafael Moliterno Neto, diretor de Planejamento, antes organizado por produto adquirido, oferecia uma visão parcial e incompleta dos consumidores. “Era importante criar um ambiente de geração de conhecimento que permitisse não apenas ´catalogar´ dados transacionais, mas também que distribuísse para toda companhia, difundindo conhecimento e unificando a linguagem”, afirma. A criação de um comitê multi-área foi peça-chave durante o processo. Foram identificadas as necessidades de cada departamento e as soluções que poderiam ser oferecidas pelo projeto de CRM. Junto ao comitê, atuou a consultoria Bretzke Marketing de Relacionamento, responsável pelo levantamento de dados, definição de processos, recomendação estratégica e change management. A consultoria também auxiliou na escolha da ferramenta de CRM.
O processo de escolha se deu a partir da elaboração de um detalhado questionário de RFP (Request For Proposal). O comitê multi-área foi responsável por avaliar as respostas, pontuar as ferramentas sugeridas e as empresas proponentes. No processo, o Oracle Siebel CRM, sugerido pela Via Consulting, foi o
classificado. Para Wellinton Oliveira, diretor da Via Consulting, a escolha foi acertada. A ferramenta “tem funcionalidades adicionais de verticais. Para o mercado de seguros, disponibiliza uma plataforma pronta que atende suas necessidades. Por exemplo, ele já vem com um módulo completo para gestão de apólices, evitando desenvolvimento do zero”, afirma Oliveira.
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DESAFIO
Especializada em implantação de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, a Via Consulting, empresa paulista fundada há cinco anos, teve como desafio principal integrar as inúmeras informações da Unimed Seguros. Para a consultoria, o processo de implantação envolve muito mais que a implementação. É um processo longo, que dura de 4 a 6 meses. Um desafio a ser superado. “A empresa precisa trabalhar de uma forma mais integrada no que diz respeito aos processos de relacionamento com o cliente. Ela para de olhar de dentro para fora e começa a olhar um pouco mais de fora pra dentro”, afirma.
O projeto foi dividido em 3 fases – Análise, Desenho e Implantação (Veja Quadro), que durou 6 meses e contou com uma validação, onde a empresa testou item a item da ferramenta. O acompanhamento é realizado periodicamente pela Via Consulting, quando são verificadas novas demandas e sugeridas resoluções à Unimed Seguros.
Especializada em implantação de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, a Via Consulting, empresa paulista fundada há cinco anos, teve como desafio principal integrar as inúmeras informações da Unimed Seguros. Para a consultoria, o processo de implantação envolve muito mais que a implementação. É um processo longo, que dura de 4 a 6 meses. Um desafio a ser superado. “A empresa precisa trabalhar de uma forma mais integrada no que diz respeito aos processos de relacionamento com o cliente. Ela para de olhar de dentro para fora e começa a olhar um pouco mais de fora pra dentro”, afirma.
O projeto foi dividido em 3 fases – Análise, Desenho e Implantação (Veja Quadro), que durou 6 meses e contou com uma validação, onde a empresa testou item a item da ferramenta. O acompanhamento é realizado periodicamente pela Via Consulting, quando são verificadas novas demandas e sugeridas resoluções à Unimed Seguros.
BENEFÍCIOS
A solução de CRM implantada na Unimed Seguros oferece uma análise unificada e ampla, através da coleta de dados cadastrais, históricos e informações sobre transações dos clientes, originados em todos os canais de contato da empresa. O material obtido é consolidado em uma única base de trabalho que, mais tarde, vai apoiar as atividades de marketing, vendas e relacionamento. A ferramenta de CRM dá, ainda, suporte reforçado à interação com o cliente, que melhor identificado, pode ser atendido de maneira qualificada, otimizando os processos de identificação e resolução de demandas, reduzindo o tempo de atendimento.
A solução de CRM implantada na Unimed Seguros oferece uma análise unificada e ampla, através da coleta de dados cadastrais, históricos e informações sobre transações dos clientes, originados em todos os canais de contato da empresa. O material obtido é consolidado em uma única base de trabalho que, mais tarde, vai apoiar as atividades de marketing, vendas e relacionamento. A ferramenta de CRM dá, ainda, suporte reforçado à interação com o cliente, que melhor identificado, pode ser atendido de maneira qualificada, otimizando os processos de identificação e resolução de demandas, reduzindo o tempo de atendimento.
A implantação do CRM também foi decisiva para o cumprimento da nova legislação para Call Centers – agora, um número de protocolo rastreável é gerado no momento do atendimento. Para Rafael Moliterno, a “integração com o CTI permitiu que, na medida em que o cliente ou parceiro digitasse seu CPF ou CNPJ, o atendente já iniciasse a chamada com a tela aberta do cliente, agilizando todo o processo de atendimento na Central de Relacionamento”.
A implantação do CRM também nos Escritórios Regionais, que antes não possuíam sistemas para atendimento aos clientes, promoveu a padronização do processo, com a geração de número de ocorrência, tempo de resolução das atividades e automatização do envio para áreas responsáveis. O atual modelo mede, em horas, o atendimento nas filias. Antes a medição era realizada diariamente ou a cada semana.
Atualmente, também é possível analisar vários aspectos da Gestão da Carteira, graças aos módulos específicos da vertical. Pode ser realizada, por exemplo, a medição das razões para o contato com a seguradora, avaliar reclamações e demandas sob o ponto de vista de risco, incidência e gravidade, e, com isso, agir preventivamente. Também é possível avaliar a eficiência das campanhas de marketing, durante e após sua realização.
FUTURO DIGITAL
Seguindo a filosofia de centralização, a solução de gestão de clientes na Unimed Seguros envolve todos os departamentos que atuam com clientes e parceiros – cerca de 400 colaboradores. Segundo Rafael Moliterno Neto, a Unimed Seguros deve seguir a tendência da maioria das empresas brasileiras em 2010, aumentando a participação na web. “Nosso próximo passo é ampliar a atuação da marca no ambiente digital, por meio da presença mais ativa em redes sociais e com atualizações constantes em nosso portal corporativo. Assim, teremos mais um canal direto de relacionamento com clientes e parceiros, que permitirá maior agilidade e mais proximidade no nosso atendimento”, afirma Moliterno.
Seguindo a filosofia de centralização, a solução de gestão de clientes na Unimed Seguros envolve todos os departamentos que atuam com clientes e parceiros – cerca de 400 colaboradores. Segundo Rafael Moliterno Neto, a Unimed Seguros deve seguir a tendência da maioria das empresas brasileiras em 2010, aumentando a participação na web. “Nosso próximo passo é ampliar a atuação da marca no ambiente digital, por meio da presença mais ativa em redes sociais e com atualizações constantes em nosso portal corporativo. Assim, teremos mais um canal direto de relacionamento com clientes e parceiros, que permitirá maior agilidade e mais proximidade no nosso atendimento”, afirma Moliterno.