O comportamento sagaz que acompanha o tempo, as mudanças e a ação!



“Quero que tenhas coragem de começar agora o que provavelmente ficará mais árduo realizar em alguns poucos anos pela frente!”. Esta exclamação cognitiva não tem origem na filosofia greco-romana, nem tampouco é oriunda de algum mártir religioso. Mas, categoricamente devemos prestar mais atenção na velocidade com que o tempo passa, a cada ano, e que na maioria das vezes se torna imperceptível para nós devido a uma série de peculiaridades do cotidiano, além, é claro, pela necessidade em resolver sempre o agora.

Contudo, se não planejarmos os próximos passos de nossas ações, olhando com muito cuidado, propósito e atenção sobre o que realmente queremos de nossa vida lá na frente, poderemos perder o rumo do barco e ficarmos totalmente à deriva.

Acredito que muitas pessoas trabalhem para manter seu nível de empregabilidade, sendo desejado pelas empresas no momento atual. Mas como poderemos assegurar condições parecidas após os 50 anos? Alguém já sentiu na pele o efeito de estar excluído do mercado depois de ter sido, por longos anos, um gerador de oportunidades para as empresas nas quais trabalhou?

Caro leitor, não quero desencorajá-lo com estas afirmações e crenças, pois minha única intenção é criar um movimento diário de reflexão que o leve a uma ação. Deve-se tornar uma premissa irrevogável a atitude do planejamento que sucede nossas vidas, colocando em prática a sua estratégia pessoal para o Planejamento de Empregabilidade no Futuro, o PEF.

O artigo, publicado em agosto de 1998, “O que define o sucesso, mais do que nunca, é a Atitude do Profissional” – Você SA, além de continuar atualíssimo, reforça o pensamento inquestionável e verdadeiro da ação imbuída com atitude. É isso! Há uma lacuna que devemos olhar a todo o momento e resolver, imediatamente, o caminho pelo qual pretendemos seguir. Não falo de incertezas ou medos, mas de sabedoria em olhar a vida com olhos de águia: bem atentos e ávidos por enxergar o que ninguém vê e dessa forma nos colocar em um caminho de conquistas certas rumo ao futuro.

O mundo corporativo muitas vezes nos ensina a competir contra o outro, eliminando os adversários a qualquer custo, mas na verdade o que definitivamente aprendi é que a concorrência mais profunda e relevante é com você mesmo e com a própria superação. Dessa forma, temos que, a cada dia, nos tornarmos profissionais e seres humanos mais completos do que fomos ontem e esse é o verdadeiro, simples e o mais belo aprendizado.

Como Arquimedes – um dos mais importantes cientista, matemático e inventor grego da história mundial, que teve influência direta na atitude de Galileu Galilei e Isaac Newton – não devemos esperar que somente Métis, a Deusa grega da sabedoria, nos influencie para colocar em prática nosso plano de ação e a planejar a vida após os 50 anos.

Meu desejo sincero é que consigamos ser coroados por atitudes pró-ativas, que nos levem ao futuro. Por ações imediatas, com continuidade e, movidos por nossos sonhos, façamos acontecer e vislumbrar o que de melhor temos em nossas mãos agora, acreditando na vida e confiando em nossa capacidade de fazer as coisas ocorrerem.

Então, mãos à sua obra! Mova-se!

Reflita nisto e dê sua opinião no meu blog. http://blogclientesa.clientesa.com.br/televendas

Júlio Xavier, economista com MBA em marketing pela USP é Coordenador do MBA Excelência no Relacionamento com Clientes junto ao Ibmec SP.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima