Com objetivo de reconhecer as 14 melhores estratégias de marketing e estabelecer parâmetros para o mercado, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, a ADVB, recebeu 800 pessoas no HSBC Brasil, em São Paulo, para a entrega do Top Marketing. “Este é o reconhecimento da atividade”, justifica Miguel Ignátios, presidente da ADVB, na abertura. Em sua 38ª edição, a premiação homenageou vencedores representativos de diversos segmentos. Maurício Eugênio, dono do grupo Eugênio, foi eleito profissional de Marketing. O grupo também foi reconhecido como a “Agência de comunicação do ano”. A importadora Terroir foi “Destaque de Marketing”. O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, o Conar foi homenageado por seus 30 anos de existência.
As empresas selecionadas pelo júri foram Banco Volkswagen; Brasil Veículos Companhia de Seguros; Camarinha Editora Comunicação e Design; Companhia de Seguros Aliança do Brasil; Fiat Automóveis; Lopes – LPS Brasil; Masb Desenvolvimento Imobiliário; Nestlé Brasil; Nissan do Brasil Automóveis; Pado; Petrobras; Scania Administradora de Consórcios; Unimed – Rio e Vita Derm.
A banda The Flavours encerrou a premiação, que teve o apoio da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FENADVB), Fundação Brasileira de Marketing (FBM), do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (Ires); dos jornais DCI, Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil; e da Rádio Eldorado.
A premiação passo a passo
Foram 14 vencedoras entre as 47 empresas inscritas voluntariamente. De acordo com Ignátios, a avaliação possui dois estágios: o júri técnico, composto por profissionais que fazem as análises técnicas dos casos inscritos e dão notas aos cases, levando em consideração parâmetros de crescimento, conquista, criação e participação de mercado. “Às vezes para uma empresa crescer 0,5% é tão ou mais difícil quanto outra crescer 10%, depende do setor”, explica Ignátios.
Foram 14 vencedoras entre as 47 empresas inscritas voluntariamente. De acordo com Ignátios, a avaliação possui dois estágios: o júri técnico, composto por profissionais que fazem as análises técnicas dos casos inscritos e dão notas aos cases, levando em consideração parâmetros de crescimento, conquista, criação e participação de mercado. “Às vezes para uma empresa crescer 0,5% é tão ou mais difícil quanto outra crescer 10%, depende do setor”, explica Ignátios.
O executivo explica que a segunda etapa é o júri institucional da entidade, que avalia eventuais contestações dos técnicos e referenda a premiação. “Nunca ocorreu qualquer tipo de divergência quanto aos técnicos que analisam e os jurados institucionais”, afirma.
Ignátios diz que o Brasil é um dos poucos países que tem um conselho nacional de auto-regulamentação publicitária. “Não precisamos de ninguém para nos fiscalizar. O próprio setor da propaganda sabe onde estão os abusos e exageros. Isso nos deixa muito feliz e a ADVB faz a premiação dentro desse escopo: premiar o bom para que ele continue bom, chegue a ser ótimo e sirva de exemplo aos demais”, completa.
Para Ignátios, o marketing é dinâmico. Reconhece em especial os casos brasileiros. “As multinacionais que estão aqui, fazem sucesso no Brasil e não em outros países porque o marketing brasileiro é melhor, mais profundo e técnico”, conclui.