O sucesso através do amor



Nos dias de hoje, falar de amor está se tornando um ato cada vez mais raro, diria até mesmo corajoso. Falar de amor no trabalho então, nem pensar. Pois bem, tenho o prazer de indicar uma belíssima excessão à regra, o livro O Amor é a Melhor Estratégia. Uma jóia rara nas prateleiras contemporâneas do mundo corporativo do século XXI. O autor, Tim Sanders, foi CSO do Yahoo e, hoje, é consultor e um palestrante muito requisitado. Ele trata sobre um novo estilo de comportamento no ambiente de trabalho, chamado lovecat – baseado em um tripé de conceitos intangíveis: conhecimento, rede de relacionamentos e compaixão.

O conhecimento é adquirido por meio da leitura. O autor fala sobre a importância dos livros, como selecionar os melhores e dividir o conhecimento para multiplicar resultados. Neste ponto, Tim estabelece um grande vínculo com as minhas próprias crenças. Mas ele vai além da simples aquisição e fala sobre o conhecimento agregado (ao invés de valor agregado) e o poder do conhecimento compartilhado. E exemplifica seus principais benefícios: marca pessoal diferenciada, criação de uma experiência, atenção das pessoas, força da expectativa positiva, retorno excepcional e satisfação pessoal. Além disso, apresenta os quatro passos para fazer o conhecimento trabalhar para você: agregar, codificar, processar e aplicar o conhecimento.

O segundo conceito é o famoso network. Para evitar que sua rede de relacionamentos se torne um processo aleatório de conhecer pessoas, garimpar cartões de visitas e comparecer a almoços ocasionais, Tim explica seu próprio método: coletar, conectar e desaparecer. Na minha opinião, o atual conceito network se confunde com um relacionamento interesseiro. Mas Tim me fez repensar esta visão, na medida em que ele prega uma intermediação sem interesse ou expectativa de retorno pessoal. Simplesmente conectar pessoas que eventualmente possam se ajudar. Depois, desaparecer, ou seja, deixar que a afinidade e a empatia brotem naturalmente. Um lovecat está sempre pensando em maneiras de associar pessoas. E conexões bem executadas são, quase sempre, prazeirosas para as partes envolvidas.

O último é a compaixão, ou seja, o simples ato de demonstrar seu carinho pelas pessoas, envolver-se, demonstrar suas emoções verdadeiras. Enfim, ser humano…No trabalho! A princípio, temos medo de cair no ridículo ou da rejeição. Mas você pode tornar-se mais aberto ao relacionamento no trabalho, respeitando os limites de cada um. Cumprimente com as duas mãos, abrace as pessoas. Olhe no olho, faça contato visual. Sorria!

Assim como compartilhar conhecimentos e contatos, nada mais gratificante do que dividir a sua compaixão. Desde que você seja sincero, a sua atitude irá proporcionar uma oportunidade ímpar de diferenciação. Você criará uma experiência única e seus colegas sempre se lembrarão de você de uma forma especial. Por consequência, esse comportamento o ajudará a ampliar seus conhecimentos e relacionamentos, alimentando um ciclo virtuoso de companheirismo e amor no ambiente profissional. Seja espontâneo em saudações, conversas de corredor e outras oportunidades rápidas.

Apesar de citar dezenas de livros e autores, no final do livro possui um apêndice muito especial: a lista com os dez livros que um lovecat não pode deixar de ler. Um verdadeiro tesouro.  Não por coincidência, o livro me foi indicado por alguém da minha rede, que compartilhou comigo um conhecimento tão valioso e que agora divido com vocês. Se quiser se tornar um verdadeiro lovecat, siga os três passos da proposta de Sanders.

Segundo o autor, daqui a muitos anos, quando você refletir sobre a sua vida profissional, não vai lembrar apenas dos seus sucessos. Irá reviver todas as ações maravilhosas que realizou e encherá seu coração com o verdadeiro prazer do amor no trabalho. Eu assino embaixo.

 

Ficha Técnica

Título: O AMOR É A MELHOR ESTRATÉGIA – Uma nova versão do sucesso e da realização profissional

Autor: Tim Sanders

Editora: Sextante – 2003

Páginas: 191

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima