Previsões sobre o futuro (próximo?) do marketing

Recentemente, a Marketo, empresa de automação de marketing, divulgou os resultados de uma pesquisa com CMOs e outros profissionais nível sênior de empresas de consumo sobre o futuro do marketing. A conclusão é óbvia: quem atua na área B2C está sentindo a necessidade urgente de rever a forma como os seus programas são concebidos e medidos. Com cerca de 3.000 mensagens de marketing bombardeando as telas dos consumidores a cada dia, não é nenhuma surpresa que 67% dos pesquisados expressem a necessidade de repensar suas estratégias.
Eis como eles enxergam o futuro do marketing:
1) Vai haver mais pressão para impactar a receita
Mais da metade (55%) sente que o marketing é considerado como pouco mais do que um centro de custo pelo resto da organização. Nos próximos 3-5 anos, no entanto, haverá uma mudança real. Até 2020, de acordo com 69%, os departamentos de marketing serão percebidos como fontes geradoras de receita.
2) As empresas vão usar dados e estratégias digitais para entender mais os clientes
Maioria dos entrevistados (72%) concordam que aprender a usar os dados para melhor atingir os clientes será uma prioridade nos próximos 3-5 anos. Os próximos 12 meses irão ver grandes investimentos na mudança para marketing digital e engajamento (29%) e medir o ROI de marketing (29%).
3) Os profissionais de marketing B2C medirão engajamento pela satisfação a longo prazo dos clientes e não por brand awareness
O levantamento aponta que 66% definem “engajamento” por renovações de clientes, compras repetidas e retenção de clientes. Apenas 10% dos pesquisados definiram engajamento como reconhecimento da marca.
4) Redes Sociais e mobile vão liderar investimentos
Os profissionais classificaram as quatro principais áreas de investimentos ao longo dos próximos 12 meses. De acordo com a pesquisa, o marketing social está na liderança (45%), seguido de perto por mobile (31%), e-mail marketing (25%) e criação e design (22%).
5) A Internet das Coisas será um ponto de inflexão
Quando perguntados sobre quais tendências vão moldar o futuro do marketing, os profissionais dividiram-se igualmente entre as possibilidades sempre conectadas da Internet das Coisas (45%) e dos instrumentos de localização , os “beacons” (45%).
Até a próxima.
Fernando Guimarães é especialista em marketing de relacionamento, CRM e CRM digital. Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima