Produção social revoluciona negócios



Se já consultou a Wikipédia, utilizou o browser Firefox, realizou uma chamada telefônica via Skype e comprou ou vendeu alguma coisa no eBay, você foi envolvido na “produção social”. Ela é apenas um modo como as pessoas podem se organizar para criar valor ou realizar uma tarefa. A produção social depende de pessoas que, voluntariamente, realizam uma tarefa, em colaboração com outras. Elas “trabalham” sem receber pagamento, em colaboração com outros voluntários e realizam importantes tarefas desta maneira.

No debate político entre esquerda e direita que tem dominado os últimos cem anos de discussão econômica – com a direita defendendo mais soluções de mercado livre e a esquerda apoiando maior regulamentação governamental – a produção social nunca foi considerada. Hoje, entretanto, tecnologias sociais e interativas permitem que muitos problemas e tarefas sejam abordados diretamente por meio da produção social. Além disso, ela está criando um imenso valor econômico, embora sua maior parte opere completamente fora do nosso tradicional sistema monetário de livre mercado.

Na economia mercantil, o que você paga determina o que você leva. Eu pago e você me dá algo de valor. Eu posso ser o patrão lhe pagando um salário ou um cliente que compra um produto ou serviço, mas de qualquer forma, nenhum de nós se voluntaria. A produção social opera com um conjunto diferente de princípios, baseada no compartilhamento e doação. Ao longo dos últimos anos, à medida que mais e mais pessoas se familiarizaram e participaram de várias atividades de produção social enviando, colaborando e se voluntariando, começamos a contar cada vez mais com a confiança nos negócios – a capacidade de acreditar que ambos os lados irão cumprir o que prometeram. A confiabilidade, o ingrediente mais básico de qualquer interação, aumentou. Antes, a tarefa de policiar e classificar a confiabilidade estavam nas mãos de poucas empresas. Agora, todo mundo participa e compartilha opiniões. Nós dividimos o trabalho de classificar e denunciar. Nós somos mais confiáveis, e confiamos mais.

Pessoas em todos os lugares sempre demostraram vontade em cooperar na resolução de problemas e criação de valor. O que mudou é que as tecnologias de hoje tornam mais fácil do que nunca se tornar voluntário – associando os esforços de cada um com os esforços de outras pessoas quaisquer, em qualquer lugar ao redor do mundo. De graça. Existem centenas – talvez milhares – de exemplos de produção social on-line que estão criando um imenso valor, realizando tarefas que vão desde a revisão de livros digitais, a compilação de um banco de dados de receitas até o mapeamento da superfície de Marte ou a manutenção de um diretório de sites.

Como a produção social é possibilitada pela tecnologia, gera progresso e cria de valor, era inevitável que ela viesse para ficar. Você não pode pensar na produção social como um tipo de tendência ou modismo temporário, porque representa uma evolução estrutural da própria rede. A produção social, em outras palavras, está destinada a tornar-se um método cada vez mais importante para que os seres humanos se organizem a fim de criar valor ou realizar tarefas. E se você toca um negócio, isso significa que milhares ou milhões de voluntários estão observando e falando sobre você.

Don Peppers e Martha Rogers, Ph.D, sócio-fundadores do Peppers & Rogers Group.

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