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Você está preparado para o “Fator-F”?
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O “F” do título refere-se à inicial dos termos “Friends”, “Fans” e “Followers”. O conceito, brilhantemente concebido, é do site Trendwatching.com e refere-se à enorme influência que amigos, fãs e seguidores estão tendo sobre as decisões de compras dos consumidores. E as formas cada vez mais sofisticadas de fazer isso.
Essa última frase é a chave da tendência (sim, porque o Trendwatching, para quem não sabe, é uma consultoria especializada em descobrir, seguir e explorar as mais promissoras tendências de consumo e idéias de negócio). Até porque, como eles mesmos dizem, consumo sempre foi uma atividade social – e as pessoas sempre foram influenciadas pelo que pensa e pelo que compra quem está em torno delas.
O ponto é que os desenvolvimentos tecnológicos estão proporcionando espaço para novas manifestações desse comportamento, amplificando sua importância e seu impacto. E isso está sendo turbinado por novas ferramentas e plataformas, que são usadas por cada vez mais pessoas. Ou seja, passou a ser fundamental para as marcas garantirem que o seu DNA tenha o Fator-F.
Por que o Fator-F é importante para os consumidores? Ele oferece a promessa de uma arena de consumo mais eficiente, mais relevante e mais interessante do que a que existia antes, onde os consumidores eram obrigados a gastar tempo e esforço enormes para descobrir o que havia de melhor, ou tinham que confiar em fontes que eram distantes, desconhecidas ou, paradoxalmente, não confiáveis – as mensagens publicitárias, que são massificadas e unidirecionais, por exemplo.
O Trendwatching apresentou alguns dados que demonstram o alcance e o poder do Fator-F.
Mas o mesmo ocorre em outras redes sociais. A Juicy Couture descobriu que a sua taxa de conversão de vendas de produtos aumentou incríveis 160% depois que instalou no seu website recursos de compartilhamento para mídias sociais (Fonte: CreateTheGroup, fevereiro 2011). E não podemos esquecer a explosão dos sites de compras coletivas, cujo crescimento exponencial deveu-se quase que exclusivamente das indicações de amigos e colegas. No caso do Groupon, pioneiro e maior player, esse comportamento estimulado por emails levou a mais de 40 milhões de negócios desde seu lançamento, há dois anos e meio, em novembro de 2008.