Já estão confirmados o romancista irlandês John Banville, vencedor do Booker Prize, que lançará seu título mais recente “Luz Antiga” (Globo Livros), além da escritora franco-iraniana Lila Azam Zanganeh, que virá ao Brasil para lançar o livro “O Encantador” sobre Nabokov. Também estão confirmados o escritor búlgaro Aleksandar Hemon, autor de “O projeto Lazarus”, a cantora Maria Bethânia, que participará com Cleonice Berardinelli, de uma mesa sobre a obra do poeta Fernando Pessoa, além de vários debatedores, como Alice Sant´Anna, Paulo Scott, T.J. Clark, Tobias Wolff e Nelson Pereira dos Santos, entre muitos outros.
A FLIP ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros.
Veja a programação completa clique aqui.
As atividades da 11ª Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, se espalham pela cidade. Concentrada na Casa da Cultura e na tenda do telão, a programação batizada FlipMais reúne eventos em variados formatos – debates, projeção de filmes e show – entre os dias 4 e 6 de julho. Com curadoria de Miguel Conde e parceiros, as atividades complementam a programação principal da tenda dos autores
Entre os encontros previstos, o jornalista, escritor e biógrafo Ruy Castro fala sobre a experiência de escrever sobre sua própria vida. Vencedora do man booker prize deste ano, a escritora norte-americana Lydia Davis e o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. trocam opiniões sobre o desafio de traduzir as obras de Gustave Flaubert e o roteirista argentino Eduardo Sacheri, autor do livro e do roteiro de O segredo dos seus olhos, abordará as relações entre a palavra escrita e a imagem em movimento.
Na área musical, o espetáculo Vinicius 100: Palavra e Música reúne os talentos reconhecidos de Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaum e Arthur Nestrovski. O espetáculo traz uma seleção de canções de Vinicius de Moraes e de seus parceiros, entremeadas por histórias e pela leitura de poemas do compositor. Da formação do cancioneiro brasileiro ao artesanato de letra e música; das potências transformadoras da bossa-nova ao debate sobre a “morte da canção”, Morelenbaum, Wisnik e Nestrovski cantam e contam a música de Vinicius, situada por eles no contexto da cultura brasileira hoje.
A apresentação das Noites de Cinema, em parceria com o Itaú Cultural, será realizada novamente este ano. Serão dois longas metragens de diretores brasileiros: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, clássico baseado na obra do autor homenageado Graciliano Ramos e Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles, de Marcela Lordy
Veja a programação completa da FlipMais clique aqui.
Ingressos
Os ingressos custam R$ 12 e podem ser adquiridos na Casa da Cultura ou na bilheteria da tenda dos autores para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte. Para atividades gratuitas, é necessário retirar ingressos na Casa da Cultura uma hora antes.
Festas de Paraty
Criada em 2012, a programação Festas de Paraty corresponde a um desejo existente desde a primeira edição da Flip. Focada na valorização das manifestações
culturais e da identidade paratiense, a seleção de eventos procura incentivar artistas e grupos locais, fortalecendo ainda mais os laços da Flip com o território.
Em 2013, o Festas de Paraty convoca grupos de dança, música típica, forró e exposições de artistas locais. Entre as apresentações estarão o Grupo Chama Maré, Randhale banda, os Blocos de Bonecos Arrastão do Jabaquara e Assombrosos do Morro e a Banda Santa Cecília, com apresentações noturnas na tenda da Flipinha.