O Man Booker Prize – principal prêmio de literatura inglesa, divulgou os seis finalistas deste ano. O júri, liderado pelo editor do “The Time Literary Suplement”, Peter Stothard, escolheu os seguintes finalistas:
“The Garden of Evening Mists“, de Tan Twan Eng
“Swimming Home“, de Deborah Levy
“Bring up the Bodies“, de Hilary Mantel
“The Lighthouse“, de Alison Moore
“Umbrella“, de Will Self, and
“Narcopolis“, de Jeet Thayil
O vencedor que será premiado com £ 50 mil, será anunciado no próximo dia 16 de outubro, durante uma cerimônia sediada em Londres e transmitida ao vivo pela BBC. Todos os finalistas ganham um valor em dinheiro e mais uma edição especial de seu livro.
O Man Booker Prize é um prêmio literário concedido anualmente para o melhor romance original, escrito no idioma Inglês, e é aberto para escritores da Grã-Bretanha, Irlanda e países membros do Commonwealth (como o Zimbábue, por exemplo).
O vencedor do Man Booker Prize é geralmente a garantia de renome internacional e sucesso, por isso, o prêmio é de grande importância para o comércio de livros. Em contraste com prêmios literários nos Estados Unidos, o Prêmio Booker é recebido com grande expectativa.
O britânico Julian Barnes foi o vencedor do Man Booker Prize 2011, por seu livro “The Sense of an Ending”. A escritora britânica Hilary Mantel é uma das favoritas a levar o prêmio deste ano, pelo livro “Bring up the bodies”, um conto sobre política e paixão na corte do Rei Henry VIII. Hilary Mantel foi a vencedora do concurso em 2009, por “Wolf Hall”.