Inteligência emocional
Deixe um comentário
Inteligência Emocional
O quanto alguém que você não se identifica te incomoda? Desvia sua atenção do que está fazendo? Atrapalha o seu desempenho e desenvolvimento? Ou afeta em todos os colegas do grupo?
Em um ambiente de trabalho, nos relacionamos com pessoas de diferentes tipos, culturas, experiências e índoles.
Além da pressão do trabalho, temos que suportar a pressão daquele que às vezes está sentado na mesa ao lado!
A Inteligência emocional tem o papel fundamental, para que nós consigamos administrar todas essas situações de adversidade.
Ela é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Controlar as emoções, não significa sufocá-las, e sim, avaliar a situação, compreendendo o contexto, com auto controle de suas emoções.
Auto-aceitação: sentir orgulho e ver-se numa luz positiva; reconhecer suas forças e fraquezas; ser capaz de rir de si mesmo.
Deixe um comentário
Inteligência Emocional
O mercado de trabalho aumenta o nível de exigência a cada dia, e para adaptarem-se a essa realidade competitiva, os profissionais precisam ativar suas competências interpessoais. Essas competências podem ser apontadas como fatores determinantes no sucesso e permanência de uma pessoa no mercado profissional.
A inteligência emocional revela importância fundamental para um bom desempenho nas atividades laborativas, pois ela nada mais é que a habilidade em canalizar e assimilar emoções, controlar impulsos, entender suas próprias emoções e as dos outros. É utilizar de forma inteligente as emoções, principalmente nos aspectos relacionados ao trabalho.
As emoções inevitavelmente interferem nas atitudes dos indivíduos, quando pensamos nas tomadas de decisões, nas diversas formas de comunicação e até mesmo em nossa sobrevivência, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação, contribuindo tanto para a satisfação quanto para a insatisfação.
Ter o domínio sobre essas emoções não é tarefa das mais fáceis, e significa algo bem diferente de que sufocá-las, uma vez que a incapacidade de lidar com as próprias emoções podem destruir carreiras profissionais.
A inteligência emocional revela que o ser humano é o verdadeiro diferencial no mercado profissional, porém para utilizar todo seu potencial interno será preciso estar em sintonia com o próprio estado emocional. A habilidade em gerir as próprias emoções é fator essencial para criação de carreiras profissionais prósperas em qualquer área de atuação.