O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Leitura dinâmica: Tapete Vermelho para José Saramago



O Brasil tem a honra de receber o escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português José Saramago que, auge dos seus 86 anos, nos dá o prazer desta visita tão ilustre e cultural. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998, Saramago é o autor português mais lido no planeta.


José Saramago chega ao Brasil basicamente para lançar o seu novo livro, o bem-humorado “A Viagem do Elefante”, que ele faz questão de definir como um conto, apesar de usar fatos históricos que “preencheriam apenas algumas páginas”, disse o autor. Para quem pretendia chegar no máximo a 120 páginas, no máximo, ele mais uma vez se superou.  

 

O livro “A viagem do Elefante” nasceu da imaginação do escritor em 1999, mas só foi finalizado no ano passado, enquanto ele esteve entre a vida e a morte, já que temeu não escapar da doença que o perseguiu durante meses. Apesar da fragilidade natural causada pela doença, graças a Deus está lúcido e muito bem disposto, afinal sua agenda estará lotada:


A partir da 17h30 de hoje (dia 26/11), estará na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, para receber uma justa homenagem da Companhia das Letras e da própria ABL.


Amanhã (27/11), fará o lançamento oficial do livro “A Viagem do Elefante” no SESC Pinheiros, a partir das 20h30. O evento terá a atriz Sandra Corveloni lendo trechos deste novo livro, seguida de uma sessão de autógrafos. Imperdível!!!


E na sexta (28/11), estará presente na abertura da mostra “José Saramago: A Consistência dos Sonhos” com manuscritos e objetos do autor, no Instituto Tamie Ohtake, em Sampa.


Alguns links interesantes:



Ainda não tive a oportunidade de ler o novo livro, mas recomendo qualquer obra de Jose Saramago, em especial o ensaio autobiográfico “As Pequenas Memórias” e o comovente “Ensaio sobre a Cegueira”, cuja versão cinematográfica de Fernando Meirelles está em cartaz nos cinemas do Brasil.


Seja muito benvindo, mestre Saramago!


Um forte abraço,  


Marco Barcellos


 


 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima