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Na Simplicidade de um Borracheiro

Olá Fanáticos,

Muito me encanta, ver que existem pessoas que sabem a importância do Cliente! Patrão dos Patrões!

Parabéns Silvio Igor (http://www.silvioigor.com.br e muitos vídeos no YouTube) pela dedicação e pelos muitos ensinamentos. Merece ser quem é, ter o que tem e muito mais…

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Vendo a história deste Fanático pelo Cliente, é impossível não lembrar da minha vó, Dona Conceição, sobre quem eu já escrevi um artigo em janeiro/2009.

Na simplicidade de um Carrinho de Pipoca (http://migre.me/lTdv4)

Postado em: 22/01/2009


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Olá Fanáticos por Pipoca,

Tenho na memória as delícias que minha avó, Conceição Soares Faria (1919è2003), Vó Ceição para os “íntimos netos”, era capaz de fazer na cozinha.


Pastelão, coxinhas, doces, bolos, geladinhos, entre outras delícias fartavam não somente seus netos, mas também a todos os que passeavam pela praça central da cidade de Penápolis, interior de São Paulo, 488 quilômetros do Marco Zero da nossa capital. Isso porque, minha avó era proprietária de um Carrinho de Pipoca, que além das tradicionais Pipocas doce e salgada, vendia também as delícias citadas. Conta minha mãe, que o diferencial da minha avó em PRODUTO e QUALIDADE era tanto, que os demais “Pipoqueiros” da praça, não eram concorrentes, eram consumidores, das delícias existentes além das pipocas. Outro ponto forte da minha empresária do ramo alimentar estava no SERVIÇO, pois seu Atendimento e Carisma conquistavam qualquer um.

 

Podemos dizer então que minha avó, sem Pós-Graduação, sem MBA e sem demais formações consideradas básicas, aplicava em seu empreendimento o que conhecemos como PRODUTO è PREÇO è QUALIDADEè SERVIÇO. (estamos falando do final dos anos 70, início dos anos 80).


Na evolução teórica sabemos que tudo começou com PRODUTO, que evoluiu para PRODUTO e PREÇO, depois PRODUTO, PREÇO e QUALIDADE, e assim por diante. Juntou-se a essa teoria MARCA, VALOR AGREGADO, RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE SOCIAL, RESPONSABILIDADE AMBIENTAL e muitos outros que já passaram ou ainda passarão, criando novas “ERAS” de consumidores e seus interesses de relacionamento.

 

Conquistar e acima de tudo “ENCANTAR” um Cliente está cada vez mais difícil, pois as mudanças de comportamento nos deixam diariamente defasados frente suas necessidades.

E é por isso que não podemos perder um único momento de contato, não podemos perder uma única oportunidade de fazer a diferença, de criar, de inovar, de gerar satisfação e de demonstrar nosso Fanatismopor este, que “ERA” após “ERA” está sempre lá: o CLIENTE.

 

Tenho certeza que minha avó era Fanática por seus Clientes, pois além de inovar, fazia seus produtos com Amor e Qualidade, o que era percebido inclusive por seus Concorrentes, que como eu, eram Fanáticos por suas Delícias.


Como legado, tenho certeza que a “Simplicidade das ações” e “Amor ao que se faz”, foram lições aprendidas e que compartilho com vocês, na intenção de demonstrar que para ser Fanático pelo Cliente não necessitamos única e simplesmente gastar milhões, desenvolver projetos complexos ou montar equipes gigantes.


Tenho certeza, que na simplicidade de um Carrinho de Pipoca, pode estar o Fanatismo que tanto buscamos…

 


Abraços,


 

Alessandro Xavier

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