O seu CD está morrendo

0
6

O Seu CD está Morrendo!!!
Recentemente em uma viagem aos EUA, me mostraram um estudo feito por uma empresa de gravação de voz, indicando a vida útil de um CD comercial (aquele que você compra na loja de discos) e compara com a vida útil de um CD gravável. O resultado, impressionantemente assustador!
Porque usar CD (ou DVD) para backup de seus dados?
Ora todo mundo que já perdeu um HD (disco rigido, onde os programas e dados do seu PC residem) – eu mesmo ja perdi mais de 10 – sabe o que é ter “uma vida inteira” perdida num piscar de olhos.
E ver o computador travar, e desligá-lo, respirar fundo, contar até 10 e ligar novamente. Aquela sensação que tudo foi só um susto. Mas ao ligar, somente uma tela preta (ou azul), e nada de Windows… e os dados?
Ah os dados, tinha backup… todos fazemos backup regularmente, nao? #SQN
O CD comercial, segundo o estudo, tem vida útil de 10 a 15 anos, conforme o método de “prensagem” utilizado. Isso quer dizer que aquele CD raro da banda preferida que você guarda com tanto carinho na prateleira, deve ser digitalizado para o computador URGENTE, usando um sistema sem perdas (como o FLAC) ou um bom MP3, antes que aquela música esteja perdida, aquele CD fora de catalogo….
Se o CD e daqueles que comprou na loja de suprimentos, entao a vida util dele e de aproximadamente 5 anos. O que fazer apos isso? Bom, melhor tirar uma copia nova, e guarda-lo em local seco, sem bolor ou umidade, e nao expor a altas temperaturas. Guarde uma copia em outro local, na casa de um amigo ou escritorio.
E temos tambem a alternativa de guardar nos discos da rede internet (na nuvem, como muitos gostam de dizer). Servicos como o Google Drive, o Microsoft OneDrive, ou mesmo o Dropbox sao alternativas interessantes, economicas. Mas nunca tenho tudo em 1 lugar so!
Pois como meu pai sempre dizia: Seguro morreu de velho!