O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Tudo tem um começo, meio e fim!



A Importância de Comunicar e ser Entendido!


De nada adianta as empresas terem os melhores produtos, as melhores estruturas comerciais se não conseguir ser entendida pelos seus consumidores!


Hoje um dos caminhos para aumentar a eficiência da comunicação é aproximar as mensagens de meios que obtém alto índice de sucesso – Cinema, Teatro ou Televisão.


Esta semana recebi de um grande amigo – Camilo Manfredi um artigo que mostra este tipo de método de comunicação


Obama Aplica os Princípios do Storytelling ao seu Discurso


Este texto é de autoria de Joana Poças – Responsável pelo Marketing Internacional da SOAP


 

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar o nível das suas performances como apresentador é observar como os grandes apresentadores o fazem. Desta forma podemos aplicar estas boas práticas aos nossos futuros discursos. Foi por isso que decidimos analisar um dos discursos de Obama e escolhemos o discurso de tomada de posse em 2013. E desta forma descobrimos que Obama aplica os princípios de Storytelling, que a SOAP tanto defende, aos seus discursos


O discurso de Obama é dividido em 3 partes ou atos totalmente diferentes, assim como qualquer boa história, peça de teatro ou filme:


ATO I: Together
Neste primeiro ato o discurso do Presidente centra-se no passado. As palavras utilizadas nesta parte do discurso fazem o público sentir-se conectado ao Presidente e a todos os outros membros da audiência: ” Together we determined (.). Together we discovered (.). Together we resolved (.).” Obama garante que todos os membros do público estão ao mesmo nível apresentando-lhes o cenário do qual todos eles partem.


ATO II: We, the people
No segundo ato, ou na segunda parte do discurso, o Presidente foca nos desafios presentes, começando cada frase com: “We, the people understand, (.), believe (.), know (.)”. É também neste segundo ato que o discurso do Presidente atinge o seu clímax quando ele decide contar a história de uma menina, e pela primeira vez (e única em todo o discurso) Obama não fala sobre o “nós”, mas sim sobre o “ela”. Com esta história de um minuto, ele apela aos sentimentos de todos na platéia, fazendo com que cada uma das pessoas na audiência estremeça e se emocione. Os aplausos do público com entusiasmo demonstram a força desta pequena história.


ATO III: Our journey is not complete until
Finalmente, no terceiro ato, o Presidente remete para o futuro com frases, que começam todas com: Our journey is not complete until (.)” e aqui Obama refere-se a todas as principais minorias – mulheres, gays, imigrantes e crianças. Todas as pessoas pertencentes a estes grupos sentiram-se amadas e tiveram esperança num futuro melhor.
No encerramento de seu discurso as palavras finais foram: “(.) let us answer the call of history and carry into an uncertain future that precious light of freedom“. Estas últimas palavras, assim como todo o discurso nesta última parte, são um call-to-action para todos na platéia. Their journey is not complete so they all must act together to “carry into an uncertain future that precious light of freedom“. O Presidente apelou a cada pessoa, na audiência, e cada uma delas se sentiu parte de um elo maior, sentindo-se parte de um país que conta com cada uma delas para construir um futuro melhor.
Na sua próxima apresentação, aplique estes mesmos princípios:


 Crie ou recorde uma história que o ajude a transmitir a sua mensagem principal.
 Divida o seu discurso em três partes diferentes (introdução, desenvolvimento e conclusão).
 Na segunda parte, garanta que exista um clímax. Um ponto de maior interesse para todos.
 Tenha um call-to-action forte na conclusão, de modo que todos sintam que têm de adotar a sua ideia, comprar o seu produto ou aderir às suas novas regras.
 E por último, mas não menos importante, certifique-se que toca os sentimentos de todos na audiência.


Quem quiser acessar o texto completo acesse:


http://www.soap.com.br/blogsoap/2013/07/obama-aplica-os-principios-do-storytelling-ao-seu-discurso/


Para você pensar!


1. Seus métodos atuais de comunicação estão sendo eficazes no entendimento dos seus consumidores?


2. Você precisa explicar detalhadamente os benefícios de seus produtos ou serviços?


3. Suas vendas refletem todo o potencial dos seus produtos?


4. Seus produtos levam seus consumidores a um call-to-action?


Se depois de pensar muito a respeito e concluir que sua estratégia atual de comunicação não atende as respostas acima – ta na hora daquele projeto!


 


Tirar a Bunda da Cadeira

Até semana que vem


“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”


Mazza


Twitter: @mfmazza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima