Já conversamos sobre muitos pontos que são importantes dentro de uma empresa, quer seja grande ou pequena, corporativa ou de um profissional liberal. Mas falta, ainda, um ponto para podermos discutir os fatores críticos de sucesso: a comunicação, aquela atividade que, muitas vezes, não recebe a atenção necessária dos executivos e que, por isso, acaba contribuindo sobremaneira para o fracasso da empresa. Isto ocorre porque muitas pessoas presumem que todos irão entender a mensagem, afinal, “para ela”, é tão fácil!
Desde que o mundo é mundo, a comunicação teve, tem e terá um papel importante entre os seres humanos e até entre os animais. Se tivesse sido bem feita, ou melhor, eficiente, Adão e Eva não teriam sido expulsos do Paraíso; as falhas de comunicação interferiram e interferem e muito em todo processo humano.
O maior problema é que a comunicação trabalha com a percepção, isto é, comunicação não é o que dizemos, mas sim como somos ouvidos e entendidos pelas outras pessoas.
Não é a toa que 95% das propagandas não atingem seu objetivo. Se você puxar na memória, verá que são poucas as que você consegue citar de memória. Vamos fazer um teste:
Quais são, atualmente, os três principais patrocinadores das corridas de Fórmula 1 na Rede Globo? Para te ajudar: Tem uma gasolina, um presunto e um banco.
Ficou difícil? Sei que a gasolina todo mundo acertou: Ipiranga, afinal esta é uma campanha que está entre o seleto grupo dos 5% de qualidade: “Apaixonados por carros como todo brasileiro”.
No presunto e no banco a coisa fedeu! E não é só com você que isto acontece! Pergunte aos seus amigos! É o maior exemplo da força da comunicação. Se não atingir o público, ou melhor, se não for percebida, a absorção será prejudicada.
Se nós encontramos este exemplo de falha na comunicação em uma ação que levou meses para ser produzida, que contou com inúmeros profissionais na criação, na escolha dos melhores horários e canais de acesso ao telespectador, imagine o que acontece quando nós, meros mortais, queremos nos comunicar.
Nas empresas, o problema é o mesmo; as campanhas são formadas e geridas por PESSOAS, que têm na comunicação sua única forma de relacionamento. E o fato mais comum – e mais estranho – que nos deparamos, é o total descaso com a comunicação.
Certas empresas investem fortunas em tecnologia de ponta e não prevêem recursos para o plano de suporte à implantação da nova tecnologia. Resultado: muito tempo perdido até a conquista de aliados ao projeto e total aceitação pelos colaboradores, gastando mais recursos, até, do que para aquisição e desenvolvimento da solução.
Talvez mais importante “do que” comunicar, está COMO comunicar.
Quando for comunicar qualquer coisa para alguém, em primeiro lugar coloque-se no lugar dele e pense muito em como ele gostaria de ser comunicado e qual a melhor linguagem utilizada para que você (no lugar dele) pudesse entender.
Invista mais tempo neste raciocínio e seus resultados sempre serão melhores. Certa vez, um professor de publicidade e propaganda me disse que a arte está na simplicidade e na clareza, e que tudo se resume em encontrarmos a combinação ideal entre três fatores: Problema, Ação e Recompensa.
Quer um exemplo? Problema: calor e sede. Ação: tomar cerveja. Recompensa pelo ato: matar a sede e estar rodeado de amigos e “mulheres”. Relembre as propagandas que se fixaram em sua mente e teste este conceito de construção de propagandas.
Procure sempre testar seu processo de comunicação com um grupo heterogêneo de colaboradores e checar o entendimento que eles tiveram com a comunicação. Assim, a empresa terá tempo de efetuar correções de desvios, de execução e seu plano será mais efetivo. Quantos problemas de relacionamento poderiam ser evitados, se a comunicação entre as pessoas fosse melhor? Quantas discussões seriam evitadas e seus conseqüentes transtornos?
Resposta: nem sempre o que dizemos é o que as pessoas “escutam”, ou melhor, entendem. Isto porque o raciocínio do entendimento é de quem escuta e não de quem fala. Talvez, até por isso, temos duas orelhas e uma boca, precisamos ouvir muito mais para saber o que falar.
Procure sempre estabelecer canais de comunicação diretos e limpos de ruídos, com isso, você e sua empresa serão sempre efetivos e eficazes.
Marcos F. Mazza, PMO Projeto VMI – Supply Chain Operations Brazil. E-mail:
[email protected]
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