Para a entidade, a implementação da tecnologia americana Stir Shaken, de identificação visual de chamadas no celular, aumentará a confiança no sistema de telefonia e preservará empregos
A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) divulgou nota considerando positiva a decisão da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, comunicada no último dia 27, autorizando as prestadoras de serviços de telecomunicações a implementarem a autenticação e verificação de chamadas, com a tecnologia Stir Shaken, criada nos EUA, para resolver o problema de fraudes por telefone e de ligações indesejadas. “Nossa entidade, que foi responsável por trazer a proposta de adoção da tecnologia no país e idealizou, junto à Anatel, o modelo a ser implantado, ser esse o caminho regulatório que conjuga a proteção ao consumidor com a eficiência no uso das redes de telecomunicações por grandes usuários. Além disso, preservará milhares de empregos do setor de call center”, afirmou John Anthony von Christian, diretor executivo da ABT.
O Stir Shaken identifica e separa as ligações indesejáveis e dá maior transparência à relação com o consumidor que poderá optar por atender ou não a chamada, ao saber quem está ligando e com qual objetivo, antes mesmo de atendê-la. “Os call centers empregam mais de 1,4 milhão de pessoas no país, principalmente jovens em seu primeiro emprego, mulheres e negros. A tecnologia protegerá o consumidor, ao mesmo tempo em que preservará a empregabilidade do setor, combatendo ligações massivas robotizadas e valorizando contatos humanizados e transparentes”, complementou o diretor.
De acordo com Hélio Costa, presidente do Conselho de Ética e Regulação da ABT, “nos Estados Unidos, o Stir Shaken já foi implantado e está sendo utilizado, com sucesso, desde 2019”. Enquanto Cláudio Tartarini, assessor jurídico da ABT e sócio da Souza Neto e Tartarini Advogados, apontou estudo publicado pela Juniper Research indicando que as ligações fraudulentas vão custar $53 bilhões de dólares aos consumidores no Brasil e no mundo, este ano. “O mesmo documento mostra o potencial desta tecnologia. Com a adoção do Stir Shaken nos Estados Unidos o número de ligações indesejáveis caiu vertiginosamente”.
Em seu comunicado, a Anatel determina a adesão voluntária das empresas operadoras à nova tecnologia. A ABT destaca que a solução pode ser implantada em curto espaço de tempo, com o apoio do setor de telecomunicações. “A adoção da tecnologia de autenticação e verificação de chamadas, com o apoio das operadoras de telecomunicações, pode acontecer rapidamente para grande usuários e empresas de call center, tão logo sejam definidos os alinhamentos técnicos necessários e o modelo de organização setorial. O tema é urgente para proteger o consumidor contra fraudes e abusos e para a preservação do emprego dos profissionais de call centers”, acrescentou Guilherme Noronha, presidente da ABT.