Tecnologia pode iniciar conversas entre usuários e empresas, e retomar interesse em compras que não foram finalizadas
A Botmaker, empresa especializada em desenvolvimento de bots na América Latina, anunciou a criação de uma nova funcionalidade, chamada Notifications Engine. O recurso permite às empresas programarem os chatbots da plataforma para iniciar conversas com milhões de clientes e possíveis consumidores. As interações podem ter como objetivo lembrar ao cliente de um produto cuja compra foi iniciada e não finalizada ou, também, para informar sobre itens em promoções ou condições especiais. “Com a proximidade da Black Friday, as lojas já começam a se preparar para alcançar bons números de vendas. E os contatos com os consumidores podem ser feitos por meio de telemarketing ou usando chatbots de conversas”, justificou Alfredo Bitencourt, head de vendas da Botmaker no Brasil
De acordo com o executivo, o diferencial da nova ferramenta é que a conversa pode ser iniciada e provocada pelo chatbot, em vez de simplesmente aguardar o cliente. Assim, é possível a criação de campanhas proativas, aquelas que têm como objetivo angariar clientes e gerar engajamento nos meios de comunicação da companhia. “De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 85% dos consumidores virtuais têm o costume de desistir das transações quando os produtos já estão no carrinho de compras. Além disso, 15% destes consumidores assumem fazer isso constantemente. Nosso produto foi criado a partir de uma demanda de diversas empresas de e-commerce, que passam pela mesma situação”, afirmou Bitencourt.
Como acontece com seus outros produtos e serviços, a nova ferramenta para comunicação das empresas com seus clientes pode ser inserida para atendimento em diversos canais de chats, como WhatsApp Business Platform, Webchat, Messenger, entre outros. A novidade já está disponível para todas as empresas que precisam tomar a iniciativa de falar diretamente com os clientes. O início das conversas pode ocorrer, de acordo com a configuração feita pela empresa, a partir de uma mensagem que o cliente envie para o site da companhia, ou com a resposta dada pelo cliente a uma pergunta da empresa ou ainda porque o cliente clicou em algum anúncio da companhia.
Além das conversas, o Notification Engine traz outras funcionalidades importantes para automatizar processos de marketing, vendas e até administrativos. De acordo com as necessidades e expectativas das empresas, é possível criar um banco de dados de clientes, com configurações específicas para criação de envios periódicos de mensagens, com o objetivo de começar as conversas, e com lembretes como tarefas, alertas de saldo, aviso sobre estoques, além da geração e envio de faturas e boletos. “A novidade foi criada como complemento aos serviços já disponíveis como forma de aumentar a conversão de vendas para os clientes, muito importante neste momento que as empresas estão concorrendo muito entre si”, finalizou o head.