O guru da tecnologia digital, Cezar Taurion, abriu, hoje (26), pela manhã, a série de entrevistas que os portais ClienteSA e Callcenter.inf.br estão promovendo para falar sobre as consequências e o futuro do mercado diante da crise do Covid-19, por vários ângulos. No bate-papo, que contou com a presença on-line de dezenas de profissionais do setor participando com observações e perguntas, o consultor destacou como a pandemia do novo coronavírus fez o futuro bater à porta das empresas mais rapidamente.
Segundo Taurion, que é VP de Inovação da CiaTécnica Consulting, partner e head of digital transformation da Kick Corporate Ventures e presidente do i2a2, desligar a máquina toda é relativamente fácil. O problema é religar, pois não dá para retomar as atividades no ritmo em que estavam. Entretanto, uma das principais lições da crise do Covid-19, no entender do guru de tecnologia, está numa espécie de choque de realidade. Para muitas organizações, a transição forçada e real para o trabalho remoto, em massa, mostrou que não eram tão digitais quanto pensavam.
Respondendo à questão sobre os maiores problemas de médio e longo prazo, a partir dessa nova realidade, para as empresas, Cezar Taurion destacou dois: a questão da cultura organizacional e o ambiente mais adequado para a inovação. “Trabalhando de forma generalizada por meio de home office, surge uma dificuldade para a compreensão e disseminação da cultura interna, com suas peculiaridades. Também, um dos aspectos que alavancam as inovações, é o encontro físico, o debate de ideias que faz surgirem os insights.”
Na perspectiva de Taurion, a crise certamente passará. O que permanecerá, no seu entender, é a presença de mudanças rápidas. Tudo terá de ser mais acelerado ainda. Principalmente no mundo digital. A entrevista, na íntegra, estará disponível em nosso canal no Youtube.
Amanhã (27), a série de entrevistas segue com José Nery, diretor executivo da JCN e head de CRM da HPE Automotores (Mitsubishi e Suzuki). Também já estão confirmados Milton Biral, diretor de clientes da EDP; Paulo Sergio João, advogado e professor de Direito Trabalhista da PUC-SP e FGV; Marcos Calliari, CEO da Ipsos; e Rodrigo Tavares, diretor de atendimento aos clientes da PagSeguro.