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Na lógica inversa do mercado

Com o aumento da competitividade, aliada a atual crise econômica, as empresas vivem um grande desafio de se reinventar, buscar cada vez mais a criatividade em suas soluções. Atualmente, elas têm buscado maior eficiência operacional com qualidade e, ainda assim, reduzir os custos. Nesse sentido, a Tel vem apostando em desenvolvimento tecnológico e na escolha assertiva dos colaboradores, segundo diretor executivo de operações, Rodrigo Bittencourt. E foi por meio de análises realizadas pela área de RH, que ela identificou uma melhor performance na contratação de jovens, em especial, no seu primeiro emprego.
Tanto que, em média, 42% dos colaboradores da empresa se encaixam nesse perfil. “Os estudos por meio de pesquisas e entrevistas, com acompanhamento de psicólogos especialistas, revelam que esse perfil apresenta uma grande vontade de ingressar no mercado de trabalho, e por ter conseguido tal oportunidade, encara como única”, explica. O executivo explica que essa vontade dos jovens impulsiona uma grande motivação em aprender e desenvolver o seu potencial. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, Bittencourt pontua a importância da contratação desses jovens, bem como avalia as vantagens e os desafios.
Callcenter.inf.br – Como você a importância do setor para a inserção dos jovens no mercado de trabalho?
Bittencourt: Existe uma equação um tanto quanto injusta com o jovem em outros setores, pois lhes são exigidas competências que os mesmos ainda não tiveram oportunidade de desenvolver justamente pela falta de acesso ao mercado de trabalho. Nesse sentido, o nosso mercado segue a lógica inversa e aposta no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências desses jovens, ainda que inexperientes, mas ávidos por conhecimento, oportunidades e crescimento profissional.
Quais as vantagens de contratar jovens no primeiro emprego?
Os estudos através de pesquisas e entrevistas, com acompanhamento de psicólogos especialistas, revelam que esse perfil apresenta uma grande vontade de ingressar no mercado de trabalho, e por ter conseguido tal oportunidade, encara como única! Isso os impulsiona uma grande motivação em aprender e desenvolver o seu potencial, fazendo com que sejam mais determinados e disciplinados em executar as suas atividades da melhor maneira possível.

Há alguma dificuldade em gerir esse público?
É natural que esses jovens, por estarem conhecendo este novo universo profissional, não estejam totalmente preparados para assumir de imediato todas as expectativas que o mercado exige. Habitualmente os mesmos possuem uma curva de aprendizagem um pouco maior, mas se forem bem conduzidos, esta perda será recompensada em pouco espaço de tempo.

Como vencer esses desafios?
A Tel investe muito na capacitação desses jovens, inicialmente eles são acolhidos de forma diferenciada, com um treinamento de carga horária um pouco mais extensa, onde são agregados módulos para ajudar em sua formação profissional, como cursos de informática, técnicas de atendimento, equilíbrio emocional, ética profissional e relações interpessoais. Posteriormente já em atividade, o jovem é acompanhado durante seu primeiro mês de trabalho por gestores especializados com objetivo de prepará-los e torná-los qualificados tecnicamente para o seu crescimento profissional.

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