A Nama venceu o pregão eletrônico da prestação de serviços para implementação do assistente virtual do Poupatempo. Chamado de Poupinha, o chatbot desenvolvido pela própria Nama já atende a população desde dezembro por meio do Programa PitchGov – no qual startups apresentam soluções para desafios da administração pública e, em troca, recebem visibilidade junto a potenciais parceiros e investidores. Desde então, o Poupinha já trocou 36 milhões de mensagens com os cidadãos.
Na cerimônia de lançamento da 2ª edição do PitchGov, na última sexta-feira (15), Lúcio de Oliveira, diretor de operações da empresa, falou sobre a experiência de prestar este serviço. “O Poupinha é um divisor de águas dentro da história da Nama porque nos permitiu tangibilizar a Inteligência Artificial para o mercado e mostrar a capacidade de nossa plataforma de chatbots”. Oliveira disse ainda que o modelo do PitchGov é disruptivo não só porque atrai startups para levar inovação de fora para dentro do serviço público, mas também pela agilidade dos processos internos, flexibilidade e engajamento por parte dos times envolvidos.
No entanto, o diretor acredita que a forma de contratação precisa ser repensada. O valor pelo qual a Nama foi contratada no pregão é pelo menos 100 vezes menor do que o que foi investido no desenvolvimento e suporte do Poupinha. E só foi possível fazer esta oferta porque o sistema estava pronto e rodando, através do PitchGov. “Então foi motivo de surpresa quando, posteriormente, ficamos sabendo dos outros valores oferecidos na concorrência pública. Seria lamentável se ela fosse vencida por uma empresa menos preparada e sem potencial para entregar um serviço de qualidade para a população”, avalia.
De qualquer forma, Oliveira ressalta que o mérito dessa parceria transcende a questão financeira. “Poderíamos fazer uma conta rápida, comparar os números de atendimentos com os preços praticados no mercado e mensurar a economia gerada pelo chatbot aos cofres públicos, mas o valor que importa mesmo é aquele que é percebido pelo cidadão”, disse.
Todos os dias o Poupinha atende uma média de mais de 7 mil pessoas, através do portal do Poupatempo e pela fanpage do programa no Facebook, fornecendo orientações detalhadas sobre os serviços oferecidos e agendando atendimentos em qualquer uma das unidades do Poupatempo. Desde que começou a operar, já agendou 1 milhão de atendimentos para os cidadãos. Tamanha a eficiência do serviço prestado que o Poupinha já recebeu 140 mil expressões de agradecimento de todos os tipos.