O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

RH é estratégico em momento de crise

O Brasil vem atravessando uma crise econômica e política que, de forma direta ou indireta, atinge as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. É nesse cenário que se exige do RH uma gestão estratégica e criativa, já que desafios como a necessidade de adaptação a novos quadros, cortes de custos, falta de investimentos e reestruturação de equipes surgem nesses momentos.
Dentro disso, a diretora do Great Place To Work – GPTW Rio, Mônica Paiva, afirma que as empresas precisam ter no DNA a importância das pessoas, que, segundo ela, é o capital mais valioso de qualquer organização. “Uma das características das melhores empresas para trabalhar é saber que as pessoas são a parte mais importante do negócio e que são elas que trazem o tão desejado resultado. Essas empresas podem até diminuir o investimento em pessoas, mas usam a criatividade para darem continuidade às práticas de gestão e até criam novas, com menor custo”, observa.
A especialista analisa que, este ano não foi diferente, com muitas práticas novas incorporadas ao book das empresas, revertendo a crise em oportunidade de inovar, ou seja, encontrando novos caminhos para realizar a gestão de pessoas. “Neste momento, o RH precisa ser corajoso e defender os projetos que são essenciais para a empresa, pois não adianta cortar custos e diminuir a produtividade.” O RH precisa, por exemplo, manter a integração das áreas, capacitar os líderes para manter o ânimo diante das dificuldades e motivar os talentos para que soluções de curto prazo sejam pensadas e executadas.
Mônica ressalta que a criatividade aliada à estratégia torna-se um diferencial competitivo. Ela comenta que os gestores de RH devem promover a integração da empresa para a superação dos desafios neste momento, aumentando a gestão transparente, intensificando a comunicação, apoiando outros setores em possíveis reestruturações de equipes, além de descobrir novos talentos e capacitar os seus colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima