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Saverio Demaria, diretor de customer relations da Tim

Tim utiliza IA para atender cliente já nas buscas pelo Google

Iniciativa expande atendimento digital da operadora, com criação de novo canal que pode ser acessado a partir das pesquisas na internet

A Tim Brasil anunciou o oferecimento de um novo canal para seus clientes se relacionarem com a operadora, por meio do Google Business Messages (GBM). Com a ferramenta, o cliente pode entrar em contato diretamente com a empresa a partir de uma pesquisa simples pelo site de buscas. “A adoção do novo canal, vem reforçar as opções de ferramentas que fazem uso de inteligência artificial e que já são oferecidas pela Tim a seus clientes, como a URA e o aplicativo ‘Meu Tim’, ampliando o número de plataformas para resolução de demandas”, explicou Saverio Demaria, diretor de customer relations da Tim.

Segundo o executivo, a ferramenta do Google é uma solução global de contato inteligente que visa facilitar a comunicação entre marcas e clientes. Por meio do recurso, qualquer pessoa pode enviar mensagens para uma empresa a partir da pesquisa feita diretamente no buscador ou no Google Maps, ao procurar por “Tim”. Depois de uma validação cadastral por meio do número de telefone do usuário, o chat segue com as jornadas de atendimento, inclusive direcionando ao atendente humano para a resolução de assuntos mais críticos. A ferramenta é oferecida por meio de uma parceria entre Google e Blip, empresa líder em conversas inteligentes de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais.

“O nosso cliente pode nos encontrar em todos os canais que desejar e o Google Business Messages é mais uma opção entre as ferramentas disponíveis. Por meio da inteligência artificial, passamos a oferecer maior acessibilidade com a integração com Google Search e Google Maps. Os resultados iniciais já apontam dados positivos em satisfação e resolubilidade e confirmam o potencial da plataforma”, assegurou Saverio.

Principais serviços disponíveis

O canal vem sendo testado com um projeto-piloto adotado em novembro de 2022. Desde então, o Google Business Messages tem apresentado resultados que mostraram eficiência na operação de atendimento, inclusive com o mapeamento das principais razões para o contato do cliente. Com 60% das demandas atendidas dentro do próprio canal, sem a necessidade de interação humana, o índice de resolução da ferramenta chegou a 63%. Além disso, o nível de satisfação dos clientes que utilizaram a ferramenta no período de testes também foi positivo, superando em mais de duas vezes o registrado em outros canais de chat da operadora.

Entre os serviços principais disponíveis por meio do Google, estão assinatura de planos de celular e internet; segunda via de conta e faturas; recarga de plano pré-pago via PIX, boleto e cartão de crédito; e ofertas de aparelhos de celular, entre outros.

“Através do Google Business Messages, a Tim amplia sua oferta de serviços digitais e reforça a estratégia de evoluir constantemente o nível de experiência do cliente. Em pouco tempo, já estamos experimentando níveis excepcionais de resolutividade e satisfação. É uma honra para a Blip participar desse projeto, estamos ainda mais confiantes nos próximos passos”, comentou Frederico Crego, diretor de unidade de negócios da Blip.

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