Uma nova cultura

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Autor: Paulo Lira
A busca pela transformação digital já é uma realidade dentro das empresas e tem se tornado mais constante nas corporações, independentemente do seu porte e área de atuação. As empresas buscam, cada vez mais, acesso a novas tecnologias ao repensar seus modelos de negócios.
Mas, como alcançar esse patamar de forma eficiente e segura? O primeiro passo é reconhecer dentro da empresa as principais fraquezas, ameaças, oportunidades, assim como as principais prioridades digitais. Também é extremamente importante que os profissionais estejam preparados para essas mudanças e entender qual seu o papel dentro das corporações digitais.
Essa revolução digital tem obrigado muitas empresas a adaptar-se a uma nova cultura organizacional e infraestrutura. Ao ser bem aplicada, a tecnologia contribui para otimizar processos, reduzir custos e aumentar performance. Já que o uso de ferramentas tecnológicas adequadas minimiza erros e amplia a qualidade da produção, aumentando assim a performance e capacidade, além eliminar os desperdícios. Um exemplo disso é a implementação dos chatbots, que podem fazer o trabalho 24 horas por dia, otimizando os custos com profissionais de atendimento e minimizando potenciais erros junto ao consumidor final.
Porém, essas mudanças devem estar aliadas à transformação da cultura empresarial, com líderes e colaboradores engajados e conscientes das rupturas que podem ser enfrentadas pela companhia. É essencial que os profissionais estejam abertos às mudanças em um cenário disruptivo, entendendo o timing das transformações combinado ao autoconhecimento e a constante reciclagem educacional.
Alcançar essa realidade, entretanto, demanda tempo e esforços. As companhias tradicionais devem estar abertas para as mudanças disruptivas e entenderem que para melhorar a eficiência é necessária uma mudança de mindset e da capacidade de trabalhar com recursos cada vez mais inovadores e de rápidas transformações. Mais do que focar apenas na área de TI, é necessário proporcionar um ambiente em que a mudança seja vista e compreendida por todos os departamentos.
Paulo Lira é coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.