O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Maria Eduarda Silveira, sócia-fundadora da Bold HRO

Virei líder, e agora?

Oito dicas para dar conta das responsabilidades e do desenvolvimento no cargo

Autora: Maria Eduarda Silveira

Evoluir na carreira em busca de desafios mais complexos e melhores remunerações é um processo natural para quem está no mercado de trabalho, mas nem sempre as transições para posições mais sênior são fáceis.

Assumir um cargo de liderança pode gerar um misto de sentimentos em muitos profissionais. O cargo vem com muitas responsabilidades e, ir se adaptando na cadeira, faz parte de um processo de desenvolvimento e amadurecimento. Sugiro levar os seguintes pontos em consideração:

1- Seja acessível

Crie um ambiente onde seu time sinta que pode conversar abertamente com você sobre qualquer assunto relacionado ao trabalho.

2- Escute ativamente

Essa habilidade é chave para líderes de verdade. Parece fácil, mas sempre é executada verdadeiramente na correria do dia a dia. Pratique a escuta ativa e estimule as ideias e a criatividade do seu time.

3- Estabeleça contornos

Ser acessível e ouvir o time não significa ser “bonzinho”. Defina claramente quais são as expectativas e responsabilidades de cada um, de modo a estabelecer direcionadores de performance e de comportamentos.

4- Avalie as diferentes perspectivas

Considere a visão de todos os membros da mesma forma. Se atente aos vieses que te conectam mais com uma pessoa do que com outra para garantir que não vá favorecer alguém apenas por ser mais parecido com você. Seja neutro e ponderado nos conflitos da equipe e contribua para que todos vejam como podem contar uns com os outros.

5- Seja paciente e sedento por aprender

Assumir um cargo de liderança é um processo que exige tempo e experimentação. Seja paciente e compreenda que mudanças levam tempo e que você não terá todas as respostas o tempo todo. Entenda que liderar é aprender todos os dias.

6- Seja um bom exemplo

Se você espera que os liderados sigam os combinados estabelecidos, é importante que você também os siga.

7- Autoconhecimento

Conhecer os seus pontos fortes, o estilo de liderança que você aplica, como lida com as suas emoções e com as expectativas dos liderados é primordial para que essa função seja desempenhada da melhor maneira possível. Quem sou eu quando tenho que lidar com esses desafios da liderança?

8 – Respeite seus limites

Muitas expectativas são geradas em torno dos líderes, principalmente hoje em dia. Entenda seus limites e se respeite nesse processo de liderar também. Saber a hora de descansar, de pedir ajuda, de ser firme e até mesmo de fazer mudanças no time é importante e faz parte dessa jornada.

Liderar é um dos maiores desafios profissionais e uma posição de impacto direto no dia a dia das pessoas envolvidas em uma equipe, o que exige muita responsabilidade. Por isso, refletir sobre a nossa jornada e como estamos desempenhando nosso papel é fundamental para seguirmos em desenvolvimento.

Maria Eduarda Silveira é sócia-fundadora da consultoria de recrutamento e desenvolvimento da Bold HRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima