O evento “Nada será como antes” – realizado pela agência Fábrica Comunicação Dirigida com o objetivo de mostrar as tendências da comunicação dirigida apresentadas no Festival de Cannes -, tornou-se ele próprio um exemplo de como as novas tecnologias estão transformando o jeito de fazer comunicação. Para transmitir o evento, a Fábrica criou um Podcasting que permite ao interessado escutar o áudio, quantas vezes quiser e da forma como preferir; visualizar todas as peças e assistir os filmes apresentados durante o evento. Para ter acesso ao Podcasting, o usuário precisa apenas ter um MP3 Player e fazer o download do evento no site da agência.
“Nosso objetivo é utilizar as novas tecnologias para levar ao maior número de pessoas nossos insights sobre o futuro da comunicação, além de apontar as alternativas e oportunidades relacionadas ao marketing direto”, comenta Sidney Ribeiro, VP de criação da agência. Segundo Ribeiro, a criação deste Podcasting é uma oportunidade para mensurar e entender a aceitação desta mídia, que ainda é incipiente no Brasil, principalmente quando comparada aos Estados Unidos, onde é apontada como uma provável substituta do rádio. Na área de comunicação, o Podcasting já vem sendo bastante utilizado por empresas norte-americanas para transmitir eventos e palestras, mas, no Brasil, isto ainda é uma novidade.
“Ter acesso às informações por meio do Podcasting está totalmente em sintonia com o próprio conteúdo do evento que realizamos, e que mostrou de que forma o marketing direto está mudando em função da utilização e integração de tecnologias e diferentes mídias, como a Internet, o celular e outros meios de comunicação”, destaca Ribeiro.
O evento mostrou as principais tendências discutidas no festival Internacional de Cannes nesse ano. A apresentação, no último dia 25 de agosto, exclusiva para clientes e parceiros, foi feita pelos sócios da Fábrica, Luiz Buono, Marisa Furtado e Sidney Ribeiro – este último jurado do festival na categoria Direct.